parcerias brandingVocês já perceberam que virou uma tendência as marcas trabalharem em conjunto para criarem ou venderem produtos?

Isso pode gerar produtos inovadores (Nike+), marcas novas (Mercedes-Benz + Swatch = carro Smart) e fortalecer as duas marcas (Brastemp + Omo).

Muitas parcerias são comuns, como edições limitadas como a Coca-Cola do James Bond (refrigerante + franquia de filmes) ou o licenciamento de personagens infantis ou celebridades, que emprestam sua popularidade para as marcas. A M.A.C. faz edições especiais com artistas como Rihanna, Lady Gaga e também com personagens da Disney como Malévola (cosmético + personalidades).

A tendência de unir marcas não é novidade, co-branding veio pra ficar, mas agora as parcerias estão cada vez mais inusitadas como Android Kit Kat  (sistema operacional + chocolate), avião da Hello Kitty (companhia aérea + personagem animado), Melissa Magnum (sandália de plástico + sorvete), Fast 89 fm (bebida láctea + emissora de rádio).

E o mais interessantes é que temos algumas marcas que reinam nesse quesito ‘#tamojunto’, parecem ser amigas de todas as marcas. Coca-Cola, H&M, Lego, Nestlé e Brastemp entram nessa categoria.

A H&M, varejista de moda popular, faz coleções especiais com estilistas renomados para mostrar que a alta moda também pode ser acessível e aumentar a percepção de valor à sua marca. Estratégia seguida por varejistas brasileiros como Riachuelo e C&A.

A Brastemp, fabricante de eletrodomésticos da linha branca, aparece em anúncios da Del Valle, agregando valor ao prêmio de uma promoção, também inclui o sabão Finish em seus comerciais de lava-louças, além de ter um caso de amor com a marca líder de sabão em pó, Omo (preferência declarada em anúncios).

E a última parceria que vi para o Natal foi justamente entre a Brastemp e a Nestlé, envolvendo também a marca Alpino. A multinacional suíça lançou o chocotone Alpino Gateau (panetone + petit gateau), o produto precisa ser aquecido no microondas por um minuto para que fique com o recheio de chocolate derretido. E já que precisa de um eletrodoméstico para usar o produto, de qual marca seria o microondas? A Nestlé recomenda que seja um Brastemp!

Difícil eleger a marca rainha de parcerias…

parcerias-brastemp

Compartilhe!
error0
Author

Cofundadora e Gestora Executiva de Comunicação no InfoBranding Arquiteta e Designer com experiência em Comunicação Corporativa, desenvolve projetos e campanhas de apoio à vendas, eventos apresentações e faz gestão de atendimento. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e pós-graduada em Gestão de Marcas e Branding pela BSP. Cofundadora e colunista do InfoBranding e co-autora do livro” Do boteco ao escritório: Práticas de gestão de marcas”. Tem foco em Tendências de Consumo, Design e Inovação. Suas palavras-chaves são: organização, criatividade e praticidade.

Write A Comment