As 25 marcas que mais engajam o consumidor

O Estadão e a Troiano Branding apresentaram o ranking Marcas Mais, apontando as 25 marcas de produtos e serviços reconhecidas pelo melhor envolvimento com seus consumidores.

Foram entrevistadas pela Troiano, em janeiro e fevereiro de 2015, 2.500 pessoas e selecionadas empresas em 25 categorias (sendo três empresas vencedoras em cada categoria) para apresentar as marcas mais envolventes e que engajam seus consumidores.

Na pesquisa foram abordados awareness espontâneo e estimulado, preferência, rejeição e idealização das marcas preferidas com aspectos intrínsecos às categorias. Por meio das respostas, o ranking foi definido com base em 5 níveis de envolvimento e classificou, assim, 69 empresas (algumas delas estiveram em mais de um segmento).

“O Marcas Mais é uma evolução em relação a outros tipos de indicadores e diferentes rankings do mercado, que medem o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores (awareness, no jargão de marketing). Faz uma medição mais profunda, que exige um questionário mais completo, em diversas etapas”, explica Ernesto Bernardes para Propmark, diretor de Projetos Especiais do Estadão, responsável pelo projeto.

Segundo Bernardes, a pesquisa se diferencia pelo que o consumidor percebe efetivamente da marca, no seu engajamento. “Não é necessariamente a marca de cuja campanha as pessoas se lembram. Mas a que mais engaja o consumidor – ou seja, a que gera sentimentos mais próximos da intenção de compra”.

Os resultados foram apresentados no dia 28 de maio (quinta-feira) em um suplemento especial do jornal e revista com estudo completo vendida em bancas.

Confira o site do projeto: http://patrocinados.estadao.com.br/marcasmais/