Black Friday, o que é isso?

Amanhã, 28 de novembro, no Brasil teremos a tão controversa e aguardada Black Friday, mas a data não é um privilégio brasileiro e nem aqui foi criada.

Original dos Estados Unidos, a tradicional sexta-feira negra sucede uma das datas mais importantes do país norte-americano, o Dia de Ação de Graças.

O termo “Black Friday” surgiu para retratar eventos de grande calamidade, é antigo e dizem que foi usado pela primeira vez durante uma crise financeira em 1869. Por ser uma sexta-feira pós feriado, os estabelecimentos comerciais ficavam “as moscas” bem num período próximo as festividades Natalinas, portanto a ideia de uma super liquidação com descontos de até 90% em produtos, foi a melhor forma que o comércio encontrou para aquecer as vendas, o evento começou a tomar grandes proporções durante a década de 90 e nos anos 2.000 virou o maior e mais importante dia de compras do país do Tio Sam.

black-fridayAlguns países incorporaram a data, o nosso por exemplo, acredito eu com um pouco de incoerência, pois nem feriado de Ação de Graças temos. Entretanto, aproveitando a onda do American Way Of Life, as empresas tupiniquins e “gringas” que aqui estão, lançam suas “grandes” promoções, a população até encontra boas ofertas, mas a data aqui é marcada por muita reclamação, aguardaremos o acontecimento de 2014 para acompanharmos como será esse próximo capítulo, vamos ver o desempenho das marcas nessa data e como ficará o relacionamento e a imagem delas para os consumidores.

“Quando os preços sobem é inflação; quando descem é promoção.” Joelmir Beting  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *