Brand & Design Management 2018 – Transformação Digital

No dia 10 de novembro, a Belas Artes recebeu a segunda edição do evento Brand & Design Management (BDM). O encontro de 2018, que teve como tema central a Transformação Digital, foi organizado pelo InfoBranding, marca que nasceu para descomplicar o branding e tornar acessível a inteligência na gestão de marcas.

No BDM 2018, renomados palestrantes mostraram como a marca, o design e a gestão podem, juntos, criar valor para as pessoas e para os negócios na cultura digital.

O evento foi apresentado por Márcia Auriani (executiva de Branding, coordenadora de cursos de pós-graduação da Belas Artes e cofundadora do InfoBranding), que abriu o evento contando um pouco sobre a história do InfoBranding, o portfólio de cursos e o novo layout do portal.

A primeira palestra foi apresentada por Luciano André Ribeiro (superintendente middle market do Itaú Unibanco), que compartilhou suas experiências e mostrou como manter o propósito da marca no cenário digital, em meio à diversidade, inovação e humanização.Em seguida, a palestra “Criatividade no contexto da Transformação Digital” foi apresentada por Charles Caan (CEO do Caan Creative Studio que inclui em seu portfólio clientes como Disney, Marvel, Warner e DC Comics).

Falando sobre o case da Caan, Charles mostrou como a tecnologia facilitou a comunicação, ampliou o alcance da divulgação de portfólio e possibilitou o acesso a grandes marcas de maneira efetiva.Após a contextualização das marcas e do design no mercado atual, passando pela importância do propósito e da necessidade de facilitar o acesso dos potenciais clientes aos produtos/serviços oferecidos num cenário marcado por constantes transformações, Vanessa Carvalho (jornalista, produtora audiovisual e editora de conteúdo para redes sociais) falou sobre a “Gestão Estratégica da Presença Digital”.

Ao falar sobre presença, Vanessa reforçou a ideia de que é preciso “estar bem” onde você se propôs a estar, com maturidade, estratégia e coerência na comunicação.Depois, os palestrantes debateram os principais assuntos em uma mesa redonda mediada por Gabriel Meneses (gestor de Branding, Design e cofundador do InfoBranding).“O mundo é digital, e você?” foi o tema de Eduardo Endo (diretor dos MBAs da FIAP e Gestor de Tecnologia e Inovação), sobre a relação do mundo digital e as pessoas.

Endo compartilhou sua trajetória acompanhando a evolução da tecnologia, discorreu sobre as mudanças do mundo, do comportamento e a importância das marcas se atentarem à geração Z.Na sequência, Carlos Piazza (Darwinista Digital, professor, autor e escritor que ajuda empresas, pessoas e alunos a compreenderem em essência o mundo digital) trouxe sua perspectiva sobre “User Experience e Transformação Digital”, abordando sua visão e insights sobre a 4ª Revolução Industrial.Por fim, o BDM 2018 contou com a palestra “Branding, Design e Transformação Digital: O desafio de gerar valor para os negócios” por Marcelo Trevisani (CMO e líder do Marketing Studio na CI&T).

Trevisani fez uma comparação entre as marcas mais valiosas de 2007 e 2017, onde vimos a ascensão de empresas de tecnologia, confirmando a influência digital na vida das pessoas. E ainda mostrou como o mercado evoluiu da velha economia para a nova, substituindo conceitos como firma, plano de negócios, missão; por startup, MVP e propósito.Brand & Design Management – Transformação Digital teve a curadoria da equipe InfoBranding – Marcia Auriani, consultora em branding, palestrante e coordenadora de pós-graduação; Gabriel Meneses, designer, especialista em branding e gestão empresarial; Amanda Higa, designer especialista em branding, gestão do design e design thinking; e Leticia Ikeda, arquiteta especialista em branding, inovação e tendências.

O InfoBranding agradece a todos os palestrantes, colaboradores e também aos parceiros: Chris Colino e Thays Lins pela facilitação gráfica das palestras; aos patrocinadores: Gráfica Cartex, responsável pela confecção dos materiais do evento, Panificadora Cepam, pelo fornecimento do coffee break que permitiu o networking entre os participantes, CAAN e G Produtos Promocionais; e também aos apoiadores: Belas Artes, ADG Brasil, ABRADI-SP, EBS, Rocket e Ideafixa!

Facilitação gráfica das palestras por Chris Colino e Thays Lins