Branding Sensorial

O que é Marketing Sensorial?

É um conjunto de estratégias que analisa o comportamento do cliente, criando um vínculo emocional entre o produto e o consumidor. É a maneira de explorar as sensações percebidas pelos cinco sentidos humanos e transformá-las em diferenciais competitivos. Esta estratégia tem conquistado cada vez mais espaço centralizando os esforços na transformação da experiência do consumo, em uma atividade envolvente e marcante, considerando que os 5 sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) são responsáveis pelas nossas decisões.

Há alguns anos, Martin Lindstron, uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, teve a necessidade de provar a importância da percepção sensorial no ato do consumo, isso virou uma pesquisa mundial que acabou se transformando em livro. O livro envolveu 600 pesquisadores no mundo todo, falando diversos idiomas, em diferentes culturas, sendo realizado em 13 países. Ou seja, “Estima-se que 40% das 500 marcas mundiais da Fortune incluirão uma estratégia de branding sensorial em seu planejamento de marketing até o final dessa década. Sua sobrevivência no futuro simplesmente vai depender disso! Se as marcas quiserem construir e manter a fidelidade no futuro, terão que estabelecer uma estratégia que apele a todos os sentidos. Não há outra saída!”

Os Sentidos

Quando utilizamos um dos os 5 sentidos é liberada no cérebro a dopamina, que é o mesmo neurotransmissor que produz as sensações do prazer que sentimos ao fazermos algo prazeroso. Eles são os responsáveis pelo controle emocional do comportamento humano. Por isso os pontos de contato são elementos essenciais para a relação do consumidor com a marca. O apelo multissensorial afeta diretamente a percepção da qualidade do produto e consequentemente o valor da marca e do produto.

A Música

A música é o despertar da emoção, por isso o correto é utilizamos essa estratégia desde a estrutura da criação da marca ou do produto, passando pelo endomarketing e chegando até o envolvimento do PDV. A música abre o canal emotivo, extra sensorial e curador que alimenta a alma, sua utilização se dá em fazer as pessoas se transportarem para o local que estão ouvindo, agindo diretamente no inconsciente, fazendo com que as pessoas sintam a sinestesia e construam a identidade visual, olfativa, tátil e degustativa e, assim, sentir a necessidade de estar, de querer e de ter. Ela define a situação! Por isso, música não é produção, música é criação! Agora imagine, o que o produto ou a marca poderá causar por meio de uma música no coração e na mente das pessoas? Ritual, Clima, Sentimento, Sensações, Balanço, Memória, Emoção, Alma, Viagem, Identidade, Credibilidade, Felicidade, Evangelização, Ritmo, Prazer, Experiência, Confiança. Sem contar que é a única que pode amarrar todo o planejamento de sua campanha.

Sound & Music Branding

É o processo que transforma o conceito e a linguagem visual da marca ou produto em uma linguagem sonora única e especial, que deve ser aplicada em todos os pontos de contato com o consumidor, causando o tão esperado “recall” da marca e do produto. Quando bem utilizada, a estratégia pode garantir um aumento de vendas em até 28% no PDV criando um microclima sensorial, e 60% a mais de aproveitamento dos funcionários. Pesquisas indicam que o consumidor chega a passar 30% mais tempo nos estabelecimentos que “despertam boas sensações”, o que resulta em mais vendas.


Por Vanessa Mandotti:

Diretora de Criação e Atendimento (Conteúdo/Cena), trabalhou na TV Globo por 18 anos, 7 anos em agência de publicidade e é proprietária desde 2004 da Primeira e Única Produtora de Áudio especializada no Marketing Sensorial através do Sound & Music Branding www.ideacreativemusic.com, chegando a ser em 2015 tema de TCC no BSP BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO Laureate international Universities Master em Gestão de Marcas e Branding e criando em 2016 a www.brandingsensorial.com.br, onde ministra palestras corporativas e motivacionais, oferece workshops, presta consultoria especializada, cria e desenvolve projetos de Branding Content e lança produtos e marcas. Com prêmios reconhecidos com conceitos sonoros no “Master Imobiliário” em 2012 / 2013 / 2014 / 2015. Em 2013 foi vencedora do Concurso Cultural de Música com criação e concepção do Hino Oficial do Mercadão Municipal de São Paulo. Em 2011 foi vencedora do Prêmio da melhor campanha do Ministério Público de SP com o filme “Contra a Pedofilia”. Em 2009 foi revelação na TV Globo com a melhor história de maior pico de audiência no “Domingão do Faustão”. Possui 8 projetos de Economia Criativa na industria da Comunicação em andamento, dois deles on line já concluídos e no ar “O Banco de Trilhas e Locutores mais bacana e fácil de comprar do Brasil” em www.trilhandoidea.com.br em 2015 e o “1o Reality Show de Competição Comportamental na internet” em www.caonossodecadadia.com.br em 2016.

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