Chegou a hora de estender a sua marca?

ype_3Muitas marcas hoje pensam em estender suas linhas de produtos, mas até que ponto isso é positivo para a marca? Para sua empresa? Para seus colaboradores?

Hoje o licenciamento de marcas ou Licensing é uma estratégia interessante para marcas bem posicionadas, mas muitas delas não entendem que certas parcerias podem mexer em sua estrutura de tal forma que todo o restante que você construiu pode ser afetada. Muitas marcas de moda vêm estendendo suas linhas e até mesmo por uma estratégia deixando de produzir suas peças, licenciando a fornecedores o direito de produzir e em muitos casos até mesmo vender (a maioria deles), mas até que ponto isso é positivo para a marca?

Isso é fácil de responder, até o momento que a qualidade da sua marca não diminua nem se quer em um ponto de contato, mas as marcas conseguem mensurar isso? Com as produções em massa e as rápidas distribuições para o mercado, por mais que você tenha um departamento de qualidade, muitas coisas vão passar. Mas, para a sua empresa é bom uma extensão?

produto_licenciado_disneyClaro que sim, posicionar a sua marca em mercados que você não atua ou não tem conhecimento aprofundado é uma ótima oportunidade de aumentar seu lucro sem se preocupar com profissionalizar pessoas ou contratar profissionais qualificados para desenvolver esse papel, hoje em dia um dos custos mais altos da uma empresa é o conhecimento de seus funcionários. Quando alinhado corretamente toda a equipe de Sales Force, seja a sua equipe ou dos licenciados os produtos acabam se unindo e criando forças sem grandes estratégias, apenas pulverizando PDV`s com a mesma marca. Temos vários cases de empresas do mesmo segmento mas com produtos diferente que se unem em busca de novas marcas, um destes segmentos é o Stationary (Papelaria e Back To School), hoje existem empresas focadas em cadernos e fichários, em mochilas e estojos, em linhas de escrita e outras focadas em artigos de plásticos e pastas, que se unem quando pensam em buscar novas marcas e as adquirem em união para desenvolverem um trabalho excepcional. O mercado tem dado respostas positivas, pois as linhas se tornam uma frente de única de produto, criando maior facilidade de identificação nas gondolas para o consumidor final e para os lojistas nas feiras de negócios especializadas.

Sempre é hora de estender a sua marca, mas seja coerente em suas escolhas, pois como podemos criar parceiras longas e duradouras como, Maça da turma da Mônica e Miojo da turma da Mônica, podemos criar grandes desafetos com o publico, com um produto sem marca coerente ou marcas com produtos sem coerência para seus drivers de consumo.

fabrizio_martini_profissional (1)

Fabrizio Martini

Formado em Comunicação Social com ênfase em Gestão Empresarial, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Especializado em Marketing pela ESPM, pós-graduado em Gestão de Marcas e Branding pela Anhembi Morumbi – BSP ( Business School São Paulo) e Formado pelo mercado como Gestor de Licensing.

Iniciou sua carreira de Licensing em 2009 na Angelotti Licensing como Marketing Planning, teve passagem em 2012 na maior agência de Licenciamento da LATAM Exim Licensing como Sales Force, Foi convidado para compor e Equipe de Licensing da Marca ECKO UNLTD no Brasil e atualmente é Gerente de Licensing na Global Licenses.

Compartilhe!
0