Cobertura Brand & Design Management

No último dia 7 de outubro o InfoBranding realizou a primeira edição do Brand & Design Management, que aconteceu no auditório do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo.

O Brand & Design Management teve curadoria de Marcia Auriani, executiva de branding e gestora executiva do InfoBranding e de Gabriel Meneses, gestor executivo de branding e design do InfoBranding, que organizaram a programação de forma a apresentar os temas, branding e design, e construir uma linha de raciocínio que transmitisse sua aplicação prática no contexto do mercado atual.

Para tanto foi reunido um verdadeiro time de especialistas, com expressiva participação no mercado nacional e internacional.

Logo na abertura Gabriel Meneses apresentou o propósito do IndoBranding e contextualizou a importância da abordagem da gestão do design para a construção de marcas, destacando o branding e o design como disciplinas que se somam para conceber e transmitir ideias que tenha impacto real no atendimento de demandas e desejos das pessoas, bem como nas relações que estabelecem entre elas e também com as empresas que fazem parte de seu dia a dia.

Gabriel Meneses

Em seguida Marcia Auriani introduziu os conceitos de branding e design, dando destaque as experiências que o design ajuda a entregar e que consolidam as propostas de valor das marcas, revelando a importância em se estabelecer relações entre elas e seu público. Marcia ressaltou ainda que o design desempenha um papel determinante na diferenciação, reconstrução e posicionamento de marca, uma vez que conduz a expressão de sua identidade.

Marcia Auriani

Como o design faz parte do segmento de mercado conhecido como “Economia Criativa”, aquele que tem a criatividade e o capital intelectual como matéria-prima para criação, produção e distribuição de bens e serviços,  Carol Rangel e Tarsila Guerreiro, foram as responsáveis por apresentar dados que traduzem como a posição do Brasil no ranking global da Economia Criativa e destacar os potenciais das áreas do design (moda, interiores, gráfico, embalagem e digital) dentro desta perspectiva.

Carol Rangel (esquerda) e Tarsila Guerreiro (direita)

Frank Michael, infobrander que veio diretamente de Goiânia para o BDM, conduziu os presentes por uma verdadeira viagem ao centro da marca, revelando a importância do propósito e de como construir significado a partir dele, destacando que “os limites da nossa linguagem são os limites de nosso mundo”.

Frank Michael

Na sequência, Tatiana Lucia Souza, da Ouie Ideias &Design, falou sobre as tendências do design. Para ela “o design é espelho do tempo” e sofre influências da mídia, da tecnologia, da indústria e, ultimamente, da usabilidade. E, carregando esta referência, a leveza e a liquidez ganharam destaque, o uso tem se sobressaído a posse e a preocupação com processos e impactos da produção devem ser levados em conta em nome do mundo em que queremos viver.

Tatiana Lucia Souza

A primeira participação internacional no BDM ficou por conta de Marília Biill, gerente de Color e Trim da Porsche da Alemanha, que abordou a questão da gestão de times globais. Marília impactou a todos ao destacar a necessidade que o profissional de design, e de qualquer outra área, tem de se manter atualizado e aberto a trocar experiências em equipes multidisciplinares e com integrantes que podem vir de diferentes culturas. Extrapolando as fronteiras do branding e design em si, ela utilizou-se de sua experiência para mostrar que resiliência, adaptabilidade e capacidade de se atualizar constantemente se destacam como fatores decisivos para o sucesso profissional.

Marília Biill

Renan Benvenuti, gerente de criação da Tatil Design de Ideias, trouxe para o evento os princípios para um bom projeto de design, exemplificando cada um deles com projetos icônicos desenvolvidos pela renomada consultoria. Em sua fala, Renan expressou, mais uma vez, a importância da colaboração e da multidisciplinariedade para o enriquecimento do processo criativo e obtenção de resultados positivos, que despertem a emoção das pessoas.

Renan Benvenuti

Na sequência Sidney Rufka abordou o tema “projeto e design estratégico” abordando questões como planejamento e analise das interações humanas como fios condutores para a criatividade, de forma que o resultado do projeto seja algo que traga impacto positivo na experiência do usuário.

Sidney Rufka

Amanda Higa iniciou o primeiro painel, Design e Estratégia – Transformação por meio do Design, abordando a importância da educação/formação como responsabilidade de todos que fazem parte da construção das marcas, lembrando que estas são feitas de pessoas para pessoas e que o caráter social é um dos tripés da sustentabilidade. Junto com Tatiana Lucia, Sidney Rufca, Renan Benvenuti foram discutidos a importância das equipes multidisciplinares, das empresas se envolverem mais no processo de formação dos profissionais; como se dá a relação do branding, design e a necessidade das empresas em medir resultados.

Painel com Amanda Higa, Tatiana Lucia Souza, Sidney Rufka e Renan Benvenuti

A segunda participação internacional ficou por conta de Daniel Portuga, Associate Creative Director na SapientRazorfish NYC, que discutiu um pouco sobre o conceito de uma “boa ideia”, destacando que, para ele, uma boa ideia é aquela que impacta as pessoas e que não precisa de tradução para ser entendida.

Daniel Portuga

Paola Campanari, profissional de branding focada na solução de problemas que se baseiem em  conexões e colaborações, que acompanha o InfoBranding desde seu nascimento, apresentou seus insights para o desenho de experiências de marca através da “não palestra”, isto é, um bate papo com seu convidado Rodrigo Villela, diretor criativo, para elencar questões como o alinhamento de propósitos entre a marca e as pessoas e a necessidade de se valorizar a comunicação entre pessoas.

Paola compartilhou com o InfoBranding uma referência muito interessante da cofundadora da Singularity University Laila Pawlak: http://dare2.dk/

Paola Campanar e Rodrigo Villela

Vanessa Queiroz, designer e sócia fundadora do Estúdio Colletivo, falou sobre como trabalhar o branding em um escritório de design. Através de sua irreverência, abordou questões fundamentais para empreender com o design e desenvolver projetos que inspirem pessoas e empresas.

Vanessa Queiroz

A última participação internacional foi de Pedro Andrade, Principal Interaction Designer na IDEO, que nos mostrou como funciona o processo criativo na IDEO, destacando o papel determinante da diversidade das pessoas envolvidas.

Pedro Andrade

Para fechar o ciclo de palestras Alexander Guazzelli, superintendente de design do Itaú Unibanco, mostrou como funciona a gestão do design em uma grande empresa, elencando como desafio constante a capacidade de olhar para o propósito, se manter em contato próximo das pessoas que fazem parte do processo, ser resiliente e trabalhar duro para focar nas ideias que transmitem a essência do negócio.

Alexander Guazzelli

O último painel do dia teve a moderação de Luciano André Ribeiro, superintendente do Itaú Unibanco, que conduziu uma conversa inspiradora com Paola Campanari, Vanessa Queiroz e Alexander Guazzeli, de forma a consolidar os principais conceitos abordados no período da tarde: alinhamento de propósitos, importância da equipe multidisciplinar e foco nas pessoas.

Painel com Luciano Andre Ribeiro, Paola Campanari, Vanessa Queiroz e Alexander Guazzelli

O Brand & Design Management mostrou que sua abordagem é relevante ao mercado de design e  branding brasileiro, uma vez que a habilidade de gerenciar os processos de forma estratégica é uma demanda latente aos profissionais que desejam ingressas nesta área. A prática da criatividade para a construção de experiências e valor de marca só acontece quando as ideias podem ser aplicadas dentro da realidade do negócio e em direção as necessidades e desejos das pessoas a que atendem. É desta forma que uma marca se diferencia e obtém vantagem competitiva em relação a suas concorrentes. É desta forma que o propósito é colocado e prática. É desta forma que branding e design se unem para fazer a diferença na competitividade do mercado.

Equipe InfoBranding

 

Confira o nosso After Movie!

 

 

Fotos: Irene Ruiz (www.ireneruiz.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *