Cobertura Branding Summit

No último sábado o Centro Universitário Belas Artes recebeu o Branding Summit, evento organizado e sob a curadoria de  Martha Gabriel e Marcia Auriani que abordou o branding sob diferentes pontos de vista, apresentando conceitos e proporcionando a interação entre plateia e público. E quando o assunto é branding, o InfoBranding marca presença com Amanda Higa, Denise Cavalcanti e Gabriel Meneses, que trazem as novidades para você!

Marcia Auriani, executiva de branding e gestão do design, iniciou o ciclo de palestras com “Brand Content & Estratégias de Marca” contextualizando o branding e sua importância para a gestão dos negócios, desde suas funções primordiais, como identificar e diferenciar, até chegar na realidade digital, na qual as marcas precisam investir em conteúdo (brand content) para chamar a atenção e se relacionar com o seu público.

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Logo em seguida, Alessandro Saade assumiu a palavra a abordando o tema “Economia Criativa e seu Impacto na Gestão de Marcas”, onde enfatizou a necessidade de se orientar por um propósito claro, se mantendo enxuto e ágil nas ações. Saade também salientou a necessidade de se conhecer a última milha, isto é, o último ponto de contato com o consumidor, contato que estabelece o momento da compra. Isso coloca em cheque a necessidade de conhecimento do processo como um todo, desde a concepção até o processo pós-compra.

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Para fechar o primeiro bloco os dois palestrantes, Marcia Auriani e Alessandro Saade, conduziram um painel no qual o ponto de destaque foi o fato de negócios digitais refletirem negócios reais, isto é, por mais que uma marca seja essencialmente digital, sua atuação acontece no mundo físico, seja na produção ou na logística.

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Seguindo com o programa, Pedro Camargo abordou como tema o “Neurobranding”, destacando questões biológicas como determinantes do comportamento do consumidor. Sobrevivência e reprodução ganharam destaque como fatores motivadores que interferem diretamente nas suas escolhas.

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Valeria Brandini deu sequência à abordagem do comportamento do consumidor ao tratar do tema “Netnografia e o Comportamento Humano na Era Digital”, colocando em foco questões como as relações entre empresa e consumidor neste novo cenário, especialmente na utilização do BIG DATA como fonte primária para o desenho de estratégias. Outra questão central foi a supervalorização do indivíduo acima da sociedade.

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Valeria Brandini e Pedro Camargo conduziram um diálogo no qual a relação homem e máquina assumiu aspecto central, com questões relacionadas aos limites entre as duas frentes e da tendência de ambos se fundirem em diversas atividades. Nesse sentido, ficou evidente  a necessidade de explorar os potenciais da tecnologia como extensão das capacidades que precisamos aprimorar, por exemplo a internet e os computadores como extensores do nosso cérebro no que diz respeito ao armazenamento e processamento de informações.

Como sempre, Lincoln Seragini empolgou o público com sua palestra “Alma da Marca – Design e Emoção da Marca”, na qual abordou a existência da alma da marca, no sentido de que ela transborda os limites gráficos de seu logotipo para abraçar a emoção das pessoas a partir de estratégias sustentadas por propósitos e valores compartilhados.

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Daniela Lemke, Luciano Ribeiro e Maximiliano Tozzini Bavaresco participaram do painel “Branding em Ação: cases e desafios” falando sobre pains & gains na visão do cliente.

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Lemke falou sobre o desafio de promover o cooperativismo, contando sobre sua experiência no Sistema OCB visando um cooperativismo justo e ético; Luciano Ribeiro questionou o público sobre quais experiências e qual imagem vendemos ao mundo, ressaltando também a importância da ética no contexto das marcas; e Maximiliano Bavaresco destacou a importância da gestão para construção de uma marca de valor.

Para fechar o Branding Summit, Martha Gabriel compilou os assuntos apresentados ao longo do evento e abordou o Branding imerso na realidade digital na qual empresas e consumidores coexistem, cenário que sofre constantes influências de tendências e ondas de mudança inesperadas, intituladas de “zeitgeist”, que determinam a necessidade de adaptação.

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