Cobertura Education Summit

No último dia 25 de novembro o InfoBranding participou da primeira edição do Education Summit, evento organizado por Luis Antonio Vilalta, Marcia Auriani e Martha Gabriel, professores com vasta experiência no meio acadêmico e referências no mercado profissional.

O Education Summit recebeu apoio institucional da Fappes, faculdade inovadora cujo sistema de ensino Blox® permite ao aluno a personalização de seu aprendizado de forma ativa e baseada no desenvolvimento de competências. Conheça mais sobre a Fappes e o Sistema Blox® aqui.

Alessandro Saade, professor e consultor referência na área de empreendedorismo, abordou o tema “Educação é o Novo Marketing”, enfatizando o papel determinante que a educação, alinhada às tendências do mercado, assumiu não apenas na dinâmica dos negócios, mas também na relação das marcas com os consumidores, que aprendem a cada relação estabelecida e que têm na educação uma grande oportunidade de construção de valor. Questões como a valorização das competências no processo de aprendizado foram abordadas e correlacionadas com a crescente importância do content marketing, nanodegrees e do uso de metodologias compartilhadas. Confira o recado do Alessandro Saade para o InfoBranding:

Wagner Sanchez, diretor acadêmico na FIAP, apresentou o tema “Educação analógica versus geração digital: os desafios dos educadores na formação das novas gerações, na área da cognificação”, destacando o crescente papel de facilitador que o professor assume perante a evolução tecnológica, acesso a informações nunca antes visto e demanda por novos modelos de aprendizagem como o PBL (Project Based Learning). Além disso Wagner destacou a diferença na evolução dos workplaces e modelos educacionais e a necessidade da adequação as demandas da era dos conceitos, confira!

O primeiro debate aconteceu entre Alessandro Saade, Wagner Sanchez e Marcia Auriani, quem  mediou as discussões entre os palestrantes e a plateia que, engajada, interagiu e incrementou a construção de conhecimento proposta pelo evento. Dentre as questões colocadas, merecem destaque especial a necessidade em investir na formação baseada em competências com valor para o mercado, algo que deve acontecer e ser incentivado desde a educação de base, a qual precisa se adequar a realidade da colaboração e às tendências impostas pelo mercado em constante evolução.

Na sequência, Luis Antonio Vilalta, Head de Metodologias Inovadoras da Fappes, Bruno  Berchielli, CEO do Sistema Blox®, e Leandro Berchielli, Co-founder e Academic Dean na Fappes, apresentaram o tema “Implementação de um modelo efetivo de mudança na educação” com a participação da professora Vanessa Dohme, Head de Criatividade e Metodologia do Sistema Blox®. No painel foram apresentados os potenciais pontos de inovação no ensino, com destaque especial para os currículos que, em geral, são comoditizados e engessados em um modelo que, aos poucos, deixa de atender as demandas do mercado. O Sistema Blox® foi apresentado e reforçou a importância do aprendizado por competências e empoderamento do aluno abordados nas apresentações anteriores.

A segunda parte do Education Summit foi dividida em dois workshops, um de “Design Thinking e Tecnologias Exponenciais Transformando as Salas de Aula”, com Wagner Sanchez e outro com o tema “Liquidificador de Mentes (Metodologias Ativas)” com Vanessa Dohme. Os participantes do Education Summit dividiram-se entre os dois workshops de forma equilibrada, reforçando a importância da disrupção e novas abordagens na área da educação e negócios.

Para finalizar o evento, Martha Gabriel, consultora, autora de best-seller e keynote speaker, abordou o tema “Disrupção digitalina vida, sociedade e educação” integrando de forma precisa os impactos da tecnologia na forma como as pessoas se relacionam, seja no âmbito pessoal, profissional ou educacional. Em relação a este último, Martha Gabriel conferiu especial atenção a questões como a necessidade das pessoas e instituições de ensino focarem no preparo como determinante para a construção de valor a partir da quantidade crescente de informação que a era digital proporciona. Confira o recado da Martha Gabriel para o InfoBranding.

A proposta do Education Summit se consolidou como importante e determinante para o futuro de uma educação mais focada nas mudanças tecnológicas e nos novos paradigmas do mercado, que beneficia a sociedade com um todo ao colocar sob o foco da discussão as novas dinâmicas pessoais e profissionais, bem como a necessidade de inovação e adaptação para trazer soluções que façam a diferença em curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *