Como transformar colegas de trabalho em fãs de sua marca pessoal

Quando você sai de um emprego e mesmo depois de muitos anos é lembrado pelos colegas de trabalho, significa que a sua marca pessoal foi trabalhada muito bem a ponto de não ser esquecida. Mas não basta apenas ser notado, é preciso que você seja uma referência.

Na sua empresa, você já deve ter ouvido alguém falar: “Fulano que trabalhava aqui fazia assim e sempre dava muito certo”. A pessoa continua sendo lembrada e não apenas o seu modo de trabalho, e isso é o que você deve buscar.

Ter colegas de trabalho todos nós temos, e podemos ser vistos como referência ou simplesmente como o profissional mediano que só faz o seu trabalho. À partir do momento em que você se torna uma referência, deixa de ser o parceiro, passa a ser uma “celebridade”.

Quero deixar claro que nesse caso ser uma celebridade não é aparecer na TV ou sair na rua e ter pessoas pedindo para tirar selfies com você. É ser o profissional que sabe trabalhar, que todos procuram e querem se espelhar. Se conseguir isso já terá os seus primeiros fãs.

Jac, quero ser uma celebridade, ter a minha marca pessoal lembrada! Se pensou nisso, então, está dando o primeiro passo para ter os seus colegas transformados em fãs.

Conquistando os fãs de sua marca pessoal

Para conquistar os seus fãs é preciso que haja alguma identificação com eles ou que eles recebam a sua atenção. Se for uma excelente profissional e não souber lidar com as pessoas será a chata, arrogante, a metida, mas nunca a que é bem-vista.

Por isso, separei algumas dicas para que possa colocar em prática e conquistar os fãs de sua marca pessoal. Todas são bem simples e vão fazer com que a sua imagem seja cada vez mais positiva e relacionada com de uma pessoa atenciosa.

Não julgue os outros

Sabe aquela pessoa que sempre está reclamando dos outros, critica o tempo todo e acaba ferindo os sentimentos dos outros? Você não deve ser ela!

Todos nós erramos e não devemos ficar apontando os erros de uma forma agressiva ou exagerada. Busque sempre entender o motivo do outro, mas sem julgar. Essa é uma forma de trabalhar o seu capital relacional e fortalecer o seu networking.

Evite discutir

A discussão pode ser positiva quando se troca ideias e as pessoas apresentam ponto de vistas diferentes, mas, normalmente, não acaba nesse limite. Ela costuma ir mais longe, fazendo com que haja uma disputa por quem está certo e quem é o errado.

Portanto, se começar uma discussão não insista em levá-la a frente. Busque ouvir o outro, reflita e admita que você pode estar errada.

Preste atenção no objetivo do outro

Cada um pode ter um objetivo diferente e nem sempre eles são os mesmos que os seus. Nesse caso, é preciso usar a empatia para entender o que o outro espera e assim poder ajudá-lo a chegar onde quer.

É muito importante que você ouça o outro atentamente, por isso faça perguntas e interaja durante a conversa. Chamar a pessoa pelo nome pode fazer uma grande diferença em como ela te verá.

Sorria

Essa é uma dica simples e que faz toda a diferença. O seu sorriso pode contagiar os demais e fazer com que se sintam mais felizes, essa tem que ser uma característica de sua marca pessoal.

E para conseguir sorrir sempre, tem uma frase do Dale Carnegie que gosto muito: “Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo.”

Se fizer o que você gosta o sorriso será natural, pois as suas metas serão atingidas.

Seja líder

Não é preciso ter um cargo de gestão para ser líder. A liderança deve fazer parte da sua marca pessoal, por isso, reúna as características necessárias para isso: elogie, critique sutilmente, respeite o próximo, não se imponha, atue como parceira e incentive o crescimento.

Para transformar colegas de trabalho em fãs é preciso que você tenha uma marca pessoal forte e que entenda que está lidando com pessoas que tem sentimentos e objetivos diversos. Quando conseguir realizar um bom trabalho e ainda manter um clima harmonioso, atingirá os seus objetivos rapidamente.

Espero que, assim como eu, você consiga ter uma marca pessoal forte que transforme os outros em seus fãs e sirva como fonte de inspiração.


Jac Lopes: Especialista em Branding de produtos e de pessoas. Expert Top2YOU. Palestrante do tema: Sua Marca é Você! Carioca, marqueteira, mãe de um único filho e seu maior orgulho o Rafael. Curiosa e muito agregadora, amante de novas culturas e da inovação. Conhece o Brasil como ninguém, por dentro, pelas pessoas, já morou em 19 estados diferentes, de Norte a Sul do país.

Executiva com profundo conhecimento do varejo nacional e da cultura brasileira, morando em todas as regiões, desde o Sul ao Extremo Norte do país. “Posso afirmar poucos conhecem o Brasil sua gente e sua diversidade como eu conheço”.

Com grande talento para o networking tem experiência profissional em diversos segmentos como: farmacêutico, shopping center, moda, educação, franquias e serviços.

A habilidade para o capital relacional adquirido ao longo da carreira profissional fez com que mudasse 9 vezes de empresas em segmentos bem diferentes.

Especialista   em marketing tem cases de sucesso em branding no segmento farmacêutico com a NEOSALDINA, sabe aquele sorriso da Neosa? Aquele branding sensacional que está no produto até hoje? Nasceu em 1997 com uma equipe fantástica e a agência Artplan. Foi com esse primeiro case premiado, que o branding se tornou algo muito prazeroso.

Outros cases de sucesso em outros segmentos de mercado foram, por exemplo, a mudança da marca do Spoleto, rede de franquias de alimentação brasileira. Refazendo todo o branding da rede nasceu a frigideira como símbolo trazendo mais design e mais modernidade. No branding do Beleza Natural, maior rede de salões de beleza para mulheres negras e cacheadas no Brasil, os cachos tornaram-se referência para apresentar o design vibrante da marca.

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE – FGV RJ, pós-graduada em Marketing pela ESPM e MBA pelo IBMEC é formada em Farmácia pela UFRJ – RJ.

Na área acadêmica é professora dos cursos de Pós-Graduação Online e presencial da FGV.

Muitas histórias de sucesso, muitos desafios, alguns bons fracassos, que levaram a bons aprendizados, muitos amigos e uma certeza:  você sempre pode fazer diferente e a diferença onde estiver.


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