Diletto Co-branding Ltda

Em 2011, uma reportagem da Exame já apontava a Diletto como a Häagen-Dazs brasileira. A marca de sorvetes premium é uma aula de marketing, transforma o produto todo em algo especial: desde os sabores exóticos (quem sabe diferenciar o coco da Malásia?!) até o palito de madeira reflorestada tcheca. Mas muito mais do que a polêmica do Storytelling do nonno Vittorio Scabin, a Diletto vem se destacando pelas inúmeras parcerias com marcas até improváveis. O famoso co-branding sempre aparece no InfoBranding, para relembrar alguns casos, clique aqui.

Abaixo veja algumas parcerias da Diletto e …

Gastronomia & Alimentos

Os sorvetes vendidos em bares, restaurantes e mercados também fazem parte do menu de sobremesa dos estabelecimentos, como o Grand Gateau Diletto do Paris 6, e viram edições limitadas como o picolé de Cookies para a Lanchonete da Cidade, o de chocolate com laranja siciliana do Bráz, o Diletto de Creme Brulée do Paris 6 e o sabor torta de limão com o restaurante Gula Gula.

Em 2013 com a Seletti, fast-food de comida saudável, a marca criou os sabores de Frutas Vermelhas e Chocolate de baixa caloria e marcou a primeira incursão da Diletto em praças de alimentação de shoppings centers. E se o único sucesso do Bob’s era seu milk-shake Ovomaltine, a Diletto logo correu para lançar no início de 2015 o picolé de achocolatado crocante. Sucesso garantido.

diletto gastronomia

Ainda sobre chocolates, há alguns anos, a marca premium Kopenhagen procurou a Diletto para transformar seus clássicos: Língua de Gato, Lajotinha, Nhá Benta e Cacau 70% em picolé. A distribuição seria feita usando a rede da Kopenhagen e a fabricação seria feito pela Diletto. A associação seria benéfica para ambos já que aumentaria o portfólio de produtos da primeira e garantiria aumento de conhecimento de marca para a Diletto (associando-se a uma marca já tradicional com mais de 80 anos). E ao mesmo tempo não entraria em conflito com outros sabores da marca, pois seria vendido em pontos exclusivos.

O sucesso da marca também está em aproveitar datas especias para lançar edições limitadas, como Dia do Café ou Dia das Crianças (algodão doce). A Diletto se associou à Casa Bauducco para criar o sorvete de panettone para o final de ano de festas natalinas. A parceria do ano passado parece ter dado certo, pois já é possível encontrar o picolé neste ano.

E se comidas não são suficientes para a marca, em 2014 para a temporada de verão, em parceria com o espumante Chandon, lançou-se o Diletto Sgroppino (tradicional drink italiano), uma combinação de Sorbet de Limão Siciliano com Chandon Riche Demi-sec e gotas de Limoncello.

diletto cia

Eventos

Até os famosos bem-casados, doces tradicionais de casamento, viraram um sabor de picolé; e também uma oportunidade de vender o produto para a rentável indústria de casamentos. Neste ano, a Diletto fez parceria com a doceira Dona Conceição, famosa pelos bem-casados. Na época de lançamento, o filho da doceira, Fabio Amaral apontava o produto como um grande diferencial para casamentos e eventos, principal negócio da Conceição Bem Casados.

Festival de música também é oportunidade para reforçar a marca com o público jovem,  a Diletto fez um sorvete de limão siciliano com embalagem especial para o Lollapalloza.

diletto eventos

Moda

O rentável Mundo da Moda não poderia ficar de fora. Além de aparecer nos lounges dos principais eventos de moda como o SPFW, e sabores especiais light e de iorgurte; muitas edições limitadas foram criadas com marcas. Desde infantis como Mini U.S. (personalização de embalagem) passando pelas rendas femininas de Martha Medeiros (sabor especial Rapadura com Mel de Engenho) até a coleção de sapatilhas Ana Capri.

Sim, o sorvete virou calçado! As sapatilhas têm cores inspiradas em 8 sabores tradicionais de picolés (Menta e Chocolate, Vanilla e Chocolate, Doce de Leite, Iogurte com Frutas Vermelhas, Morango, Gianduia, Coco Malásia e Chocolate de Origem) e ganharam o pin do urso Diletto.

diletto moda

Automobilismo

Sorvete e carros parecem de mundos distantes, não é mesmo? Mas a Diletto, em 2012, fez parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna, lançando uma edição especial de picolé, no sabor preferido do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, Chocolate Belga ao Leite. A ação visava homenagear o ídolo brasileiro e ajudar a ONG na educação pública infantil (parte das vendas do sabor seriam destinadas ao Instituto). A parceria continua até hoje como mostra a embalagem especial vermelha.

Em 2013, a marca criou uma edição limitada para o Grande Prêmio de Formula 1 com direito a bandeira quadriculada na embalagem. E em 2014 fez uma parceria com a montadora alemã BMW, que inaugurava fábrica no Brasil, com o sabor de torta de maçã: Apfelstrudel.

diletto auto

Mais…

As parcerias parecem não terem fim… A marca já fez edições promocionais para lançamento de temporada de série de TV (Grey’s Anatomy da Sony, em 2011), e até o estádio do Palmeiras tem seu picolé para chamar de seu: o Vanilla & Caffé do Allianz Parque. Resta saber se isso será sempre benéfico ou causará uma estafa da marca com a popularização do premium. Mas por enquanto ficamos curiosos para saber qual será o próximo co-branding inusitado…

 

Referências

Ana Capri

Bauducco

Chandon

Conceição Bem-Casados

Instituto Ayrton Senna

Kopenhagen

Mini U.S.

Seletti

Ovomaltine

Compartilhe!
0