EaD Corporativo (Denise Cavalcanti)_img

EaD Corporativo como ferramenta de fortalecimento da marca e cultura organizacional

A educação é uma das atividades humanas que nunca deixará de existir. Surgem metodologias, processos e modalidades, mas sempre será necessário ensinar e aprender, transferir conhecimento e evoluir a cada aprendizado.

A humanidade é construída por seus atos, escolhas, inovação e história, e desta maneira vai se modificando e modificando o ambiente em que vive.

Pelo constante processo de transformação da humanidade, vão surgindo diversas necessidades e é possível que uma das maiores necessidades do homem seja o tempo.

Já dizia o ditado popular: “Tempo é dinheiro!”, e ele vem se tornando, assim, um dos bens mais preciosos dos últimos tempos. Neste sentido, pensar em como gerar e transmitir o conhecimento de maneira mais ágil se torna fundamental para o constante desenvolvimento das pessoas.

Seguindo este raciocínio e tendo a educação como elemento transformador do mundo, é possível considerar que a maneira como ela é tratada em nossa sociedade é essencial.

Não pretendo utilizar o tema de maneira política, mas quero levantar a reflexão de como a educação pode e deve contribuir na formação do homem, sendo na formação básica e, mais específico para este artigo, na formação profissional e corporativa.

Pensando no profissional, as organizações exigem determinados conhecimentos acadêmicos, perfil comportamental e atualizado em relação ao mercado, além disto, que o profissional possui experiência para desempenhar a sua função adequadamente. E este profissional, por sua vez, se desenvolve para atender as necessidades da empresa, mas o mercado é dinâmico que exige ainda mais dos profissionais e das empresas.

Diante disto, para oferecer ao mercado o que ele quer e atender os objetivos organizacionais, é importante que as empresas possibilitem que o desenvolvimento dos funcionários ocorra por meio de treinamentos e cursos internos; e estes podem ser oferecidos por meio da EaD. Cito a EaD pois ela é uma das modalidades da Educação onde o processo de ensino-aprendizagem ocorre em local, tempo e em momentos diferentes. É uma modalidade onde a flexibilidade para estudar é o seu principal diferencial.

Reforço que as organizações precisam, constantemente, treinar e desenvolver seus funcionários. A EaD possibilita atingir um número maior de profissionais e alinhar processos e conhecimentos. Desta forma, considerando as necessidades organizacionais de se gerar resultados, é importante que o profissional e a empresa tenham essa possibilidade de transmissão de conhecimento.

É neste contexto que a EaD Corporativo, ou e-learning, pode contribuir na formação técnica e comportamental do funcionário e, inserido nestas atividades, fortalecer a marca e a cultura organizacional.

Parece não fazer sentido dentro de um curso ou treinamento EaD a possibilidade de difundir a cultura e marca da empresa. Porém, no contexto atual, onde a internet é um dos principais meios de comunicação, utilizá-la como ferramenta de disseminação da marca e a cultura institucional para o público interno é, ou deveria ser, uma ação natural. Assim, pode-se usar este ambiente de aprendizagem também como ambiente de gestão de marcas.

Isso significa que o profissional pode estar em contato com a marca organizacional em qualquer momento e local, pois a empresa que busca sempre maiores e melhores resultados deve investir no desenvolvimento profissional do funcionário, aumentando, assim, a sua competitividade no mercado, com uma equipe de talentos competitiva e alinhada à sua cultura organizacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *