Entrevista: Helenice Moura sobre Linkedin

Helenice-mouraMuito se fala sobre a relação das marcas e as mídias sociais, mas como será que o Branding se aplica em redes focadas em negócios e profissionais? Helenice Moura da agência Ativi nos contou um pouco sobre as estratégias das marcas no LinkedIn.

InfoBranding: O LinkedIn é uma ferramenta funcional para o Branding (gestão de marca)?

Helenice Moura: O Linkedin é o canal ideal para projetar e difundir os diferenciais e valores da marca para os stakeholders.

Principalmente porque a marca escolhe os perfis profissionais que deseja impactar e construir relevância. É possível definir a área de atuação, o cargo, o tamanho da empresa e a região geográfica, entre outros. Ex.: Uma empresa de TI, que se posiciona como referência no mercado, poderá criar uma “company page” para distribuir seu conteúdo e criar anúncios que impactem profissionais na área de TI, com cargos de gestão, e ainda poderá selecionar o porte das empresas em que estes profissionais atuem e as regiões geográficas. Não existe, na web, forma mais direcionada para trabalhar branding que o Linkedin

 

IB: O LinkedIn é um canal para relacionamento profissional e recrutamento de pessoas ou pode ser usado para outros fins?

HM:  Conhecemos o Linkedin geralmente quando buscamos uma recolocação profissional, ou uma aproximação comercial, este de fato é o ponto forte desta plataforma, porem devemos entender que atrás da plataforma e de perfis comercialmente interessantes, existem pessoas. Com esta visão é importante construirmos relacionamentos à longo prazo.

Enviar spam para todos seus contatos ou prospectar contatos genéricos e sem foco, não vai gerar resultados e ainda pode criar uma má impressão profissional.

Uma dica para manter relacionamento estratégico com seus contatos é utilizar o  http://inmaps.linkedinlabs.com/ que traz uma visão clara da sua rede de contatos  e das interligações.

 

linkedin2IB: Que tipo de conteúdo as marcas devem postar nesse canal?

HM:  O Linkedin divulgou os termos mais utilizados na rede em 2013:

  1. Responsável

  2. Estratégico

  3. Criador

  4. Eficaz

  5. Paciente

  6. Especialista

  7. Organizacional

  8. Dirigido

  9. Inovador

  10. Analítico

Então fuja do óbvio, para profissionais e marcas é impossível se destacar utilizando os mesmos termos da multidão. Identifique pontos realmente diferenciados na marca, este é o ponto forte de um bom projeto de branding, e utilize o Linkedin para difundir estas mensagens.

 

IB: Você tem alguma dica para marcas que estão começando nesse canal?

HM: A estratégia de atuação no Linkedin faz a diferença entre INVESTIR TEMPO e GASTAR TEMPO. Para construir um posicionamento de marca Linkedin é importante ter clareza e ser coerente sobre os valores da marca.

Criar uma company page é o melhor caminho para começar e deve vir em conjunto com uma estratégia de mídia para exibir o conteúdo aos profissionais de interesse.

 

Sobre Helenice Moura:

Jornalista, 26 anos, Sócia da agência Ativi Intelligence Marketing e professora de E-commerce School, Certificada Google Adwords e Analytics, atua com Marketing Digital desde 2005 no Portal Terra Networks, NoTopo e Scup.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *