Existe receita para sua marca resistir ao tempo?

Acompanhando quase que diariamente blogs sobre branding, marketing e afins, percebi que há uma “tendência” de receitas mágicas do tipo “X ações para criar uma marca de sucesso”, ou “os Y passos para sua marca ter sucesso nas redes digitais” e coisas do tipo. E isso, infelizmente, parece que se tornou regra. Vocês perceberam que a quantidade de anúncios em portais, sites e apps cresceram exponencialmente neste último ano? É um verdadeiro efeito manada que está ocorrendo. (Confira outro artigo meu que falo sobre isso aqui).

Quando se trata de branding, não há nenhuma receita fácil para o sucesso. Branding é uma ciência imperfeita que se resume em mudança constante – com base no local onde você está, o que você que ser, onde você quer chegar e, o mais importante, o que o mercado está fazendo.

Existem diversos exemplos de marcas que se mantem no topo mudando constantemente.

Basta olhar para a Nike. O gigante do vestuário esportivo tem sido capaz de ter sucesso por gerações porque está mudando constantemente para atender às necessidades do mercado.

Quando a empresa começou em 1964, a maioria das pessoas nem sonhavam com a Internet. Michael Jordan era uma criança. Mas, com o passar dos anos, a Nike se preparou para competir.

Imagine o resultado que a Nike teria quando definiu o seu propósito e desenhou seu logotipo definisse que “somos bons para esta geração.” Com certeza você iria para a academia com outro tênis nos dias de hoje.

Portanto, se você quiser que sua marca dure mais do que alguns meses, você deve estudar as estratégias que marcas como Nike, Coca-cola, Red Bull e tantas outras fizeram ao passar dos anos.

Penso que, no centro destas estratégias está a comunicação.

Pensando nisso, a melhor definição de branding, em minha opinião, é a de Idris Mootee – CEO do Idea Couture que diz:

Branding é a arte e ciência de identificar e suprir as necessidades físicas e emocionais do homem conquistando atenção, imaginação e emoção por tempo suficiente para fazer dinheiro com isso”.

E como conseguir isso? Através de uma Comunicação Consistente.

Vamos pensar agora em alguns pontos básicos para desenvolver uma comunicação consistente no desenvolvimento de uma marca.

 

Descubra a sua história.

Uma vez que você encontrar a sua história, conte-a repetidamente, em uma voz original através de meios diferentes. A Nike tem feito isso desde os anos 70. Seu logotipo não mudou, nem o slogan “Just Do It”, mas a marca ajusta constantemente a sua mensagem para permanecer relevante e atual. A marca foi uma das pioneiras em investir em Branded Content com o filme “Do que as Mulheres Gostam” no ano 2.000. Hoje, suas submarcas possuem suas próprias páginas nas redes sociais para contar a sua história diretamente para os seus diversos públicos específicos.

 Use o Big Data como ferramenta

Informação é a melhor ferramenta para descobrir o que seus clientes atuais e potenciais pensam de você. Use isso como uma ferramenta estratégica. E, hoje em dia, obter informações está muito mais simples através do Big Data. Tudo o que fazemos digitalmente é monitorado e registrado.

Você precisará ter uma marca que retém os clientes atuais e atrair clientes ideais. Graças à quantidade de dados disponíveis hoje, você pode rapidamente descobrir as últimas tendências sobre sua marca e seus concorrentes.

Mas aqui mora o perigo. Muitas empresas apenas olham para os números e acreditam que estes são verdades irrefutáveis. Pense nos Youtubers, por exemplo, que buscam o maior número de seguidores possíveis. Aí uma marca pensa que, patrocinando o mesmo, vai conseguir o mesmo número de clientes. Infelizmente isso é mais comum do que se imagina.

Comunique-se nos canais certos

Uma vez que você saiba como os clientes percebem sua marca, você precisará descobrir seus canais de comunicação preferidos – quer isso signifique YouTube, anúncios em revistas, carro de som ou televisão. Escolher os canais corretos vai determinar o sucesso ou o fracasso da sua marca.

Não caia na tentação de querer “modernizar” a sua marca criando páginas nas redes sociais ou com anúncios excessivos na web sem ter bem definido o comportamento do seu público. Você só vai gastar dinheiro.

Seja autêntico

O componente mais importante da comunicação bem-sucedida é a autenticidade. Certifique-se que sua cultura de empresa e suas intenções correspondem à sua marca, porque quando os clientes interagem com o seu negócio, suas expectativas devem ser atendidas. Isso vale para anúncios, contatos pessoais, suas páginas sociais e a todos os pontos de contato com a marca.

Embora não haja uma única receita para o sucesso da marca, uma comunicação consistente é o que irá ajudá-lo a criar e sustentar a imagem da sua empresa ou marca. E vemos diversos exemplos de como isso funciona e outros milhares de exemplos de marcas que desapareceram por ignorar esta estratégia básica.

Tudo que você tem a fazer é ficar sempre atento com os movimentos e mudanças do mercado e do comportamento do seu público para sempre manter uma comunicação consistente que retrata sua empresa autenticamente. Assim sua marca vai resistir ao teste do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *