A importância das métricas para o Branding

Vivemos em uma era em que a tecnologia vem crescendo exponencialmente!

Em função desse crescimento identificamos a facilidade que se tem em obter ou compartilhar dados, tornando factível transformar qualquer material em informação.

E vem desse turbilhão de informações a nossa necessidade atual em mensurar o que é importante ou não para nós ou para uma empresa.

As métricas nas mídias sociais são usadas por muitos times a fim identificar o que é fundamental para o negócio, ainda mais quando se trata de disseminar uma marca.

E pensando em divulgação de marca, no caso do marketing, por exemplo, é possível afirmar que se pode converter simples visitas ao site das empresas em leads, o que torna o alcance da marca ainda mais amplo.

Mas devemos pensar que a informação está todo lugar e esse fator torna o trabalho de mineração de dados um tanto quanto árduo, pois há uma infinidade de meios digitais passíveis de análise e, para que seja de fato efetivo o nosso trabalho, manter a monitoração constante durante um período mínimo é essencial, pois possibilita a otimização de estratégias para serem executadas nos canais digitais que podem proporcionar maior sucesso a uma marca, por exemplo.

Mas o que é a métrica de mídia digital?

Consideramos métrica como uma forma de medir e analisar qualquer tipo de dado. Nas mídias digitais analisamos pessoas ou empresas com o intuito de vislumbrar qual é o desempenho deles em suas atividades nos meios digitais. Para isso, podem ser utilizadas ferramentas de monitoramento, que são especializadas em capturar o dia-a-dia dessas pessoas nas redes.

O maior desafio que as equipes de monitoramento enfrentam é juntar material das redes sociais e consolidar algo realmente significativo para as empresas. Apesar de existirem muitas ferramentas poderosas para análise dos dados, até o momento nenhuma plataforma foi capaz de fazer isso isoladamente de forma completa, e é por esse motivo que é necessário obter dados do máximo de mídias sociais possível, a fim de entender o panorama geral. Afinal, não são apenas conversas que nos trazem dados, mas também as ações resultantes dessas conversas.

A intenção de monitorar as métricas de mídia social é usar os dados adquiridos para melhorar os esforços de marketing e engajar o cliente. Por exemplo, a mídia social e a presença nos sites devem ser integradas porque elas direcionam o tráfego de outras pessoas, além de envolver o público de maneira diferente. Meça coisas às quais você pode atribuir significado, coisas que podem ajudá-lo a tomar decisões importantes para ampliar o direcionamento da marca de uma empresa.

As métricas de mídia social são uma boa indicação de como as pessoas estão visualizando sua empresa ou uma campanha, a qualidade de seu conteúdo e qual o interesse geral que elas têm em relação à companhia.

Se você ainda não achou tão importante assim mensurar os dados, pense que o crescimento financeiro da sua empresa e o destaque que a sua marca vai ganhar podem ser diretamente afetados por essas informações vindas das mídias digitais e passíveis de análise.

O retorno do investimento (ROI) em mídias sociais é a prova monetária de que as suas estratégias estão funcionando em prol da sua empresa ou não. De acordo com o Social Media Examiner, “O ROI da mídia social é definido como uma medida da eficiência de uma campanha de marketing”.

Acompanhar o ROI permite que se saiba o que está funcionando e o que não está. A fim de melhorar as táticas e alocar tempo e recursos de maneira adequada. Mas antes de acompanhar o ROI, você precisa definir metas para as métricas específicas de mídia social que deseja acompanhar.

As metas são os objetivos que queremos alcançar, e são esses objetivos que determinam quais métricas iremos criar, como, por exemplo, aumentar o destaque da marca da empresa.

Podemos citar como um exemplo de métrica o rastreamento dos links que são publicados no Twitter da nossa empresa através da ferramenta Bitly, que auxilia também no cálculo do ROI.

Já em outro caso, podemos pensar em analisar a quantidade de seguidores, de tráfego social, de conversões de visitas em leads, que dão um viés totalmente diferente, mas que são extremamente importantes para as empresas.

Enfim, vemos que acompanhar as métricas de mídias digitais permite às equipes tomarem decisões importantes, que podem ser até em tempo real, com foco nos resultados e de forma muito mais assertiva, aumentando, assim, o sucesso dos negócios.

Então vamos aprender mais sobre as inúmeras ferramentas disponíveis no mercado e começar a ver como as informações podem trabalhar a favor da nossa marca.

Imagem: Pressfoto

Carol Jaime: Especialista em Design Digital e Novas Mídias. Líder de UX. Estrategista em desenvolvimento de softwares com aplicação de metodologia Ágil. Com 14 anos de experiência em soluções para o mercado financeiro, agora atuando em softwares na área da saúde, onde leva para esse mundo os poderes do design totalmente integrados à alta tecnologia.