InfoBranding no III Congresso Internacional de Marcas/Branding

Depois de Leiria (Portugal) e Lajeado (Rio Grande do Sul), o InfoBranding participa da terceira edição do Congresso Internacional de Marcas/Branding realizado em São Paulo, no Centro Universitário Belas Artes, com o tema Economia Criativa.

mb

Foram três dias de conteúdo, networking e troca de experiências com diversos profissionais e pesquisadores em meio a nove grupos de pesquisa, nove palestras, cinco workshops (um deles ministrado pelo InfoBranding) e dois painéis.

Com o tema central Economia Criativa, o congresso evidenciou a importância do conhecimento e relacionamento para transformar ideias em iniciativas capazes de gerar lucro e valor para as marcas.

Contudo, uma questão pairou por grande parte das palestras e apresentações dentro dos painéis: o propósito de marca e sua importância estratégica, temas já abordados anteriormente aqui no portal e que, inclusive, nos rendeu o privilégio de sermos citados em pelo menos dois artigos apresentados.

 

Confira aqui alguns artigos já publicados por nossa equipe e que abordam o Propósito de Marca como tema central:

 

O Congresso contou com Steven Pedigo apresentando “Creative Cities” e

Martha Gabriel com “Branding & Tech Trends” nas palestras magnas, onde pôde ser contextualizada a economia criativa sob a perspectiva destes dois grandes nomes.

Martha Gabriel

Fonte: Branding Congress

O ciclo de palestras contou ainda com Marcos Machado (“Gestão Estratégica das Marcas & Tendência Local”); Lincoln Seragini (“Design e Inovação na era da Economia Criativa”, apresentando a evolução do design de sua fase passiva à abordagem ativa direcionada à inovação: Humanity Design, Business Design, Design Thinking e Design Innovation); Ricardo Guimarães (“A Cura da AIDS Empresarial”, título que evoca uma analogia poderosa entre a evolução que as empresas sofrem desde sua criação até sua fase de maturidade em paralelo a importância que a marca e sua gestão tem nesse processo.  Identidade e propósito se emaranham com questões de liderança e posicionamento estratégico, fascinando quem o escutava discorrer sobre a importância das empresas estarem sempre se relacionando com o mercado sem perder a sua essência); Alessandro Saad, que abriu a última manhã do congresso com “Empreendedorismo e Economia Criativa”, abordando não apenas o significado dos termos, como também contextualizou a maneira de consumir hoje vivenciada: a do compartilhamento, a exemplo de empresas que souberam se adaptar, como o UBER, bem como as que não souberam, como a GM e a Blockbuster; e, por fim, Sebastian Goldsack, palestrante internacional do Chile, com o tema “Práticas de Gestão de Marcas” com base na confiança, permitindo com que a platéia ficasse apaixonada pela abordagem diferenciada que trouxe: a compreensão de que sem confiança as economias não se desenvolvem. Segundo sua abordagem, o branding deixa de ser considerado uma estratégia a parte e passa a ser core business.

Marcos Machado

Fonte: Branding Congress

Lincoln Seragini

Fonte: Branding Congress

Ricardo Guimarães

Fonte: Branding Congress

Alessandro Saade

Fonte: Branding Congress

Sebastian Goldsack

Fonte: Branding Congress

InfoBranding: Workshop sobre Design Thinking

No segundo dia do congresso, os fundadores e integrantes do InfoBranding Amanda Higa e Gabriel Meneses apresentaram o workshop “Branding e Design Thinking” ao lado do grande parceiro Marcello Lage.

Os participantes foram convidados a aplicar as etapas do Design Thinking para apresentar soluções acerca de “Como conscientizar sobre a importância do branding”, uma questão enfrentada por muitos profissionais em seu cotidiano.

O desafio da prática com tempo restrito não impediu que os grupos levantassem suas ideias e traçassem linhas de ação que fizessem com que o branding pudesse ser compreendido dentro das organizações e mercado.

dsc_0479

Amanda Higa e Gabriel Meneses

Fonte: InfoBrandingdsc_0480-1

dsc_0481 dsc_0483

 

 

Dinâmica em Grupo

Fonte: InfoBranding

dsc_0492

Marcello Lage

Fonte: InfoBranding

Ao final do workshop foi disponibilizado o e-book “Gestão de Marcas PME” que você pode baixar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *