Você sabia que a marca Fanta foi criada durante a Segunda Guerra Mundial?

1941: na Alemanha, em plena Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola enfrentou dificuldades para receber o xarope concentrado para produção do refrigerante. Para não precisar paralisar as atividades da fábrica, Max Keith, chefe de operações da bebida, incentivou a criação de um novo produto com os ingredientes disponíveis (por isso teve diversos sabores). E assim surgiu a marca Fanta!

O nome foi escolhido por meio de um concurso com os próprios funcionários da fábrica: alguns dizem que o nome vem da palavra FANTÁSTICO, cujo som e grafia são parecidos em diversas línguas. Outros acreditam que o nome veio de FANTASIA, inspirado pela imaginação necessária para se inventar uma bebida com os escassos recursos.

Até 1955 a marca foi usada apenas o suficiente para não perder o registro, mas foi a partir deste ano, com o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana, que o nome foi realmente ressuscitado!

A Fanta conquistou o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959. No Brasil, foi lançado em dezembro de 1964 como o segundo produto da marca Coca-Cola vendido no país. E a Fanta Uva, em julho de 1970.

Em maio de 2017, a marca estreou um novo logotipo — criado por letras cortadas à mão — e nova paleta de cores. Segundo a indústria, os refrigerantes de Laranja (que também recebeu adição de vitamina C) e de Uva passaram a ter menos 25% de açúcar em relação à média do mercado.

Ainda em 2017 tivemos o lançamento da Fanta Guaraná. “Depois de muita pesquisa, esse é o primeiro refrigerante que já chega ao mercado com certificação da origem do guaraná 100% do Amazonas.” – Coca-Cola.


Referências:

Coca-Cola Brasil, 2017.

Duarte, Marcelo. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Imagens: Coca-Cola Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *