Marca Pessoal = Capital relacional + Networking: como construir uma rede de contatos de sucesso

Faça networking! Essa é quase que uma regra para os profissionais que querem manter bons relacionamentos profissionais e serem lembrados. Porém, o que eu vejo é que muita gente acredita que apenas entrar em contato com outra pessoa é networking.

Está na hora de entender que essa palavra vai muito além de ter um telefone ou ter a pessoa adicionada em sua rede social. É preciso, antes de mais nada, que o outro saiba quem você é.

Há pouco tempo eu estive no PBEX Experience 2017 e entre as muitas coisas que lá aprendi foi sobre capital relacional. Acho que esse termo explica muito melhor o valor de uma rede de contatos de qualidade.

Afinal, estar conectado com pessoas influentes e que possam contribuir para o seu crescimento profissional e pessoal é uma espécie de capital que te ajudará a divulgar a sua marca pessoal.

Mas como ter certeza que seu networking realmente seja uma rede de sucesso e que seu personal branding possa se fortalecer com isso? Confira algumas dicas que separei com você.

Não tenha preconceitos

Não selecione com preconceito com quais pessoas irá se relacionar, esteja sempre aberto a conhecer os mais diversos profissionais. Às vezes, aquela pessoa que você achava que não poderia te ajudar pode fazer uma grande diferença em sua carreira.

Deixe que o capital relacional faça parte de sua rotina

O networking deve ser algo incorporado ao seu personal branding, isso quer dizer que não existe hora para se relacionar. Deixe que uma das suas habilidades seja o capital relacional e se relacione todos os dias.

Use a tecnologia para criar seu networking

A tecnologia é uma grande aliada para chegarmos em pessoas que estão distantes, mas que podem agregar a nossa rede. Não hesite em investir nas redes sociais e de começar conversas com pessoas que sejam do seu interesse. Ao adicionar uma pessoa que admira na sua rede, pode chamar a atenção dela com seus comentários e também de novos seguidores.

Não seja inconveniente com sua rede de contatos

O que pode enfraquecer a sua rede de contatos e fazer com que as pessoas se afastam é ser inconveniente. Não há nada pior do que as pessoas que ficam mandando correntes ou puxando assuntos sem sentido apenas para aparecer. Sempre busque por assuntos em comum e quando não tiver o que falar é melhor ficar quieta.

Também não use o seu networking apenas para pedir favores, lembre-se que ele é uma via de duas mãos: você ajuda e é ajudada, você fornece informações e recebe outras em troca.

Sempre dê retornos

Não há nada pior do que alguém lhe procurar e não ter um retorno. Se receber uma mensagem ou e-mail e não puder responder imediatamente, não tem problema. Mas, não deixe que passe muito tempo para você dar um retorno a pessoa.

Se for o caso, avise que está ocupado, mas que depois irá ver a solicitação com a atenção.

Se faça presente em eventos

Eventos são ótimos para ampliar o seu capital relacional, até porque as pessoas que estão lá já possuem um ponto em comum: o tema abordado. Esse já é um bom motivo para começar a conversar com as pessoas e trabalhar o networking.

Preze pela qualidade das conversas

Deixe o seu personal branding evidente para a sua rede de contatos, deixem que conheçam quais são os seus pontos fortes. As conversas devem ter conteúdo e expressar o que você pensa ou a forma como vê as coisas.

Lembre-se que o networking não é apenas importante para a sua carreira, mas para a construção do seu personal branding, o que permitirá que você se torne uma referência. Por isso, não construa apenas uma rede, invista no capital relacional para ter sucesso.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!


Jac Lopes: Especialista em Branding de produtos e de pessoas. Expert Top2YOU. Palestrante do tema: Sua Marca é Você! Carioca, marqueteira, mãe de um único filho e seu maior orgulho o Rafael. Curiosa e muito agregadora, amante de novas culturas e da inovação. Conhece o Brasil como ninguém, por dentro, pelas pessoas, já morou em 19 estados diferentes, de Norte a Sul do país.

Executiva com profundo conhecimento do varejo nacional e da cultura brasileira, morando em todas as regiões, desde o Sul ao Extremo Norte do país. “Posso afirmar poucos conhecem o Brasil sua gente e sua diversidade como eu conheço”.

Com grande talento para o networking tem experiência profissional em diversos segmentos como: farmacêutico, shopping center, moda, educação, franquias e serviços.

A habilidade para o capital relacional adquirido ao longo da carreira profissional fez com que mudasse 9 vezes de empresas em segmentos bem diferentes.

Especialista   em marketing tem cases de sucesso em branding no segmento farmacêutico com a NEOSALDINA, sabe aquele sorriso da Neosa? Aquele branding sensacional que está no produto até hoje? Nasceu em 1997 com uma equipe fantástica e a agência Artplan. Foi com esse primeiro case premiado, que o branding se tornou algo muito prazeroso.

Outros cases de sucesso em outros segmentos de mercado foram, por exemplo, a mudança da marca do Spoleto, rede de franquias de alimentação brasileira. Refazendo todo o branding da rede nasceu a frigideira como símbolo trazendo mais design e mais modernidade. No branding do Beleza Natural, maior rede de salões de beleza para mulheres negras e cacheadas no Brasil, os cachos tornaram-se referência para apresentar o design vibrante da marca.

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE – FGV RJ, pós-graduada em Marketing pela ESPM e MBA pelo IBMEC é formada em Farmácia pela UFRJ – RJ.

Na área acadêmica é professora dos cursos de Pós-Graduação Online e presencial da FGV.

Muitas histórias de sucesso, muitos desafios, alguns bons fracassos, que levaram a bons aprendizados, muitos amigos e uma certeza:  você sempre pode fazer diferente e a diferença onde estiver.


Gostou do texto? Não deixe de me seguir no Facebook, Linkedin e Instagram. Estou sempre postando conteúdos exclusivos nesses canais.