O que marca pessoal tem a ver com Inteligência Emocional?

Se você acompanha meus artigos já deve ter lido algumas vezes sobre ressaltar os seus pontos fortes para fortalecer a sua marca pessoal. Eu mesma já dei algumas dicas de como fazer, e agora vou aperfeiçoar um pouco mais o tema. Isso porque só se consegue demonstrar as suas habilidades quando você desenvolve a inteligência emocional.

Nos últimos anos as empresas vêm passando por transformações. Você notou alguma? Uma delas é a mudança na forma de recrutar os seus colaboradores. A qualificação técnica ainda é levada em consideração, mas, o lado comportamental e as características pessoais tem um grande peso na escolha do candidato. Isso quer dizer que o seu personal branding tem mais importância do que você imagina.

Aí você me pergunta: Jac, mas a inteligência emocional é avaliada em um recrutamento? É claro!

Resumidamente, a inteligência emocional é conseguir ler, interpretar e responder de forma condizente com as suas emoções e dos demais ao seu redor. Se ao ler essa definição você lembrou da empatia, você não está errado pois uma depende da outra. Ela é fundamental para saber se um profissional conseguirá lidar com as mais diversas situações.

Sabe aquele dia que você não acorda bem? Se usar a sua inteligência emocional saberá que essa não é a melhor data para realizar uma reunião motivacional com a sua equipe, pois ela será contagiada pelo seu desânimo.

Por isso, a inteligência emocional e a empatia são fundamentais para os profissionais.

Ambas ajudam no feeling de saber o que fazer no momento certo, de saber como agir perante as mais diversas situações. Não importa qual o seu cargo na empresa, a inteligência emocional é fundamental em todos eles.

A inteligência emocional na liderança

Eu costumo dizer que o líder é aquele que faz com que os demais acreditem nas suas ideias e trabalhem em prol dela. Por isso, não entenda líder como alguém que necessariamente ocupa um alto cargo gerencial, existem líderes em todas as áreas das empresas.

Por conseguir motivar os demais, líderes possuem altas responsabilidades. A inteligência emocional pode ser o guia para o sucesso ou fracasso.

Eles precisam ler os sinais e entender os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe, para aproveitar melhor cada habilidade. Então o verdadeiro líder é aquele que trabalha a sua marca pessoal, usa sua inteligência emocional e com isso consegue planejar melhor suas ações.

Por exemplo, se em uma reunião importantíssima um líder ficar nervoso, ele usará uma válvula de escape a seu favor, através de atividades físicas, meditação ou uma simples conversa para distrair. Essas são forma eficientes de perceber as emoções e usá-las de forma equilibrada. Bem preparado, você conseguirá vender a sua ideia e ainda motivar os outros.

Líderes emocionalmente inteligentes conseguem gerar maiores resultados, e isso é uma verdade. Pense em como as emoções podem influenciar uma relação. Usando-as positivamente você certamente conseguirá atingir os seus objetivos.

Como desenvolver minha inteligência emocional?

Se você não sabe lidar muito bem com as suas emoções, não se preocupe! Todo mundo pode desenvolver a inteligência emocional, é só querer. Eu precisei fazer isso ao longo do tempo, ou você acha que no começo da minha carreira eu não transmite o sentimento errado várias vezes?

Em primeiro lugar, você deve saber identificar os seus sentimentos e buscar uma maneira de lidar com eles. Como disse, cada um lida com isso de uma forma diferente (exercícios, terapia, meditação, conversas, etc.), basta encontrar a sua. Depois é hora de colocar isso em prática, entendendo o melhor momento de se expor e responder aos sentimentos dos demais.

Aos poucos esse processo se tornará natural e, te garanto, quanto mais a sua inteligência emocional for trabalhada, mais destaque você conseguirá.

Em segundo lugar, é fundamental estabelecer sua marca pessoal, uma vez que você quer passar a imagem de profissional bem preparado, adaptado para lidar nas mais variadas situações.

Por último, experimente colocar a sua inteligência emocional em prática gradualmente, e depois me conta o que mudou em relação à sua qualidade de vida e com os colegas de trabalho.

Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!


Jac Lopes: Especialista em Branding de produtos e de pessoas. Expert Top2YOU. Palestrante do tema: Sua Marca é Você! Carioca, marqueteira, mãe de um único filho e seu maior orgulho o Rafael. Curiosa e muito agregadora, amante de novas culturas e da inovação. Conhece o Brasil como ninguém, por dentro, pelas pessoas, já morou em 19 estados diferentes, de Norte a Sul do país.

Executiva com profundo conhecimento do varejo nacional e da cultura brasileira, morando em todas as regiões, desde o Sul ao Extremo Norte do país. “Posso afirmar poucos conhecem o Brasil sua gente e sua diversidade como eu conheço”.

Com grande talento para o networking tem experiência profissional em diversos segmentos como: farmacêutico, shopping center, moda, educação, franquias e serviços.

A habilidade para o capital relacional adquirido ao longo da carreira profissional fez com que mudasse 9 vezes de empresas em segmentos bem diferentes.

Especialista   em marketing tem cases de sucesso em branding no segmento farmacêutico com a NEOSALDINA, sabe aquele sorriso da Neosa? Aquele branding sensacional que está no produto até hoje? Nasceu em 1997 com uma equipe fantástica e a agência Artplan. Foi com esse primeiro case premiado, que o branding se tornou algo muito prazeroso.

Outros cases de sucesso em outros segmentos de mercado foram, por exemplo, a mudança da marca do Spoleto, rede de franquias de alimentação brasileira. Refazendo todo o branding da rede nasceu a frigideira como símbolo trazendo mais design e mais modernidade. No branding do Beleza Natural, maior rede de salões de beleza para mulheres negras e cacheadas no Brasil, os cachos tornaram-se referência para apresentar o design vibrante da marca.

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE – FGV RJ, pós-graduada em Marketing pela ESPM e MBA pelo IBMEC é formada em Farmácia pela UFRJ – RJ.

Na área acadêmica é professora dos cursos de Pós-Graduação Online e presencial da FGV.

Muitas histórias de sucesso, muitos desafios, alguns bons fracassos, que levaram a bons aprendizados, muitos amigos e uma certeza:  você sempre pode fazer diferente e a diferença onde estiver.


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