Marketing Digital não resolve todos os problemas da sua empresa

Assim como no mundo real, no ambiente digital estamos presenciando um bombardeio de e-books, promoções, conteúdos que defendem ser a solução dos seus problemas, e mais, duplique ou triplique a sua renda. Você que está lendo este artigo, não deixe de terminar a leitura até o final, meu compromisso é abordar a verdade e a realidade sobre o Marketing Digital para Empresas.

Vamos lá! Não precisamos voltar muitos anos atrás, a TV, o jornal e a rádio eram os meios de comunicação atuantes e que davam notícias, entretenimento ao seu público. Anos se passaram o Marketing Digital apareceu e evolui a cada dia, dando opções pra quem quer escolher comprar um produto ou serviço em poucos minutos. Marketing Digital que vem de origem do Marketing é um dos termos que tem crescido nos buscadores (Google).

Eu pergunto agora a você! Porque investir em Marketing Digital? Porque a sua empresa deve cuidar da marca?

Pense pra você e reflita, quanto tempo gastamos e investimos em outras formas de publicidade?

Fechar sua loja física e iniciar um projeto de e-commerce vai resolver os problemas da sua empresa? Não!

Comprar listas de e-mails para enviar campanhas e mais campanhas de e-mail marketing, sem ao menos conhecer sequer 20 pessoas da lista de 2.000?

Tem aqueles que preferem criar contas em todas as redes sociais e não gerenciar nenhuma.

Quero aparecer na primeira página e no primeiro lugar do Google.

A maior ilusão: Quando inicio um trabalho para a minha empresa na internet o custo é zero! Não mesmo!

Big Data está aí, a análise de dados nunca foi tão requisitada em tempos que existe excesso de informação para tomada de decisões. É preciso investimento sim, mas tudo depende de um bom planejamento e Consultoria de Marketing e Vendas Online.

O que comprova o que estou dizendo: CNI informou no ano passado que muitos brasileiros ainda utilizam o meio tradicional ao comprar. E que 74% dos brasileiros nunca compraram pela rede mundial de computadores. Ou seja ainda precisamos entender nosso público alvo, ouvir e atender as necessidades básicas, para depois pensar em inovação, em atuar fortemente no ambiente digital.

Acredito que o ato de comprar, ou ter uma boa experiência com a marca, produtos e serviços de uma empresa é algo que ainda precisa de mais atenção, não podemos pensar que apenas estratégias de marketing digital irão sanar todos os problemas, ele é o meio, a plataforma que viabiliza muita coisa.

Por essas e outras que o empresário, empreendedor, ou quem for cuidar da sua empresa precisa ter uma visão holística. Vamos ver 5 pontos importantes para você cuidar da sua empresa:

1) Forma de Pensar (Mindset)

Daniel_artigo-1_mindset

É tão importante quanto escolher o endereço ou o cartão de visita da sua empresa. Conheça você, sua mente e você irá conseguir cuidar de quase tudo.

2) Atendimento

Daniel_artigo-2_atendimento

Não adianta investir em publicidade, conhecer os diferenciais da sua empresa se você não cuida dos pilares do atendimento mais importantes: telefônico, pessoal, chat, e-mail e redes sociais.

3) Branding

Daniel_artigo-3_branding

estudo da marca, como registrar, planejamento e estudo que antecedem o design da marca é um trabalho detalhado que é necessário prestar muita atenção.

4) Marketing Digital

Daniel_artigo-4_marketingdigital

Conhecer seus concorrentes, seu público alvo e antecipar problemas e propor soluções são uma de muitas vantagens no ambiente digital, grandes marcas cuidam minuciosamente de suas campanhas e de como abordam seus clientes.

5) Ouça seu Cliente

Daniel_artigo-5_ouvircliente

Você ouve seu cliente de verdade, ou apenas o direciona para um canal de 0800? Não faz pesquisa de satisfação? E quando ele adquire um produto ou serviço seu? Você volta a conversar?

Eu não quero te oferecer fórmulas mágicas para ter uma empresa de sucesso, porque o mundo muda, as empresas precisam mudar, e principalmente as pessoas mudam. O que eu vou oferecer de forma gratuita é conhecimento, vejamos mais informações relevantes para a sua empresa:

→ Registre o domínio do seu site pelo seu CPF (Se fizer por terceiros pode ter dor de cabeça).

→ Registre sua marca no INPI.

→ Invista na construção da marca da sua empresa.

→ Invista em estudo e planejamento de Marketing e Vendas.

→ Integre o seu atendimento a um CRM.

→ Tenha um blog da sua empresa com conteúdo atualizado recorrente.

Para Não Esquecer…

A grande ilusão de muitos empresários é que não é necessário investir em marketing digital, ou quando toma a decisão de investir é que a empresa vai ser salva, ou as vendas vão aumentar automaticamente ao colocar seu site em campanhas do google, facebook. Ou simplesmente ao criar um site ou uma loja virtual ele passará a vender 7 dias da semana, 24 horas por dia. Pode até acontecer, mas sem estratégia, sem equipes, pessoas prontas para receber pontos positivos ou até mesmo negativos, não é possível que o marketing digital na sua empresa faça milagres.

Eu acredito que este conteúdo vai despertar no mínimo uma inquietação, e se você tem uma empresa e quer investir no ambiente online, saiba…quem compra são pessoas, elas se identificam, se emocionam, gastam horas e horas no celular interagindo com marcas que se importam com elas e que as respeitam, não são robôs condicionados a compra, elas tem necessidades emocionais, físicas e precisam ser ouvidas.

Obrigado por ter lido até aqui, comente o que achou do conteúdo vai ser uma honra responder! 😉

Colab-Daniel-AndradeDaniel Andrade

Seu objetivo é ajudar as pessoas com informações relevantes sobre Marketing Digital. Atuante no ambiente online, acredita que as pessoas são o primeiro alvo e depois vem as ações e campanhas de venda pela internet. Ama trabalhos sociais e modelos colaborativos. Com formação em Comunicação Social com Habilitação em Design Digital, se especializou em Marketing Digital através de cursos pela ESPM e entregando valor para empresas em diversos setores. Hoje atua como estrategista da Onest – Consultoria Digital. Facebook / LinkedIn

2 comentários

    • Olá, Luiz! Que tipo de informação gostaria de receber? Caso seja interesse geral sobre o assunto, continuaremos publicando artigos que envolverão o tema ligado ao branding. Ficaremos felizes se puder acompanhar! Agora, caso tenha alguma dúvida específica ou até sugestão de abordagens para os artigos, me envie um e-mail amanda.higa@infobranding.com.br . Obrigada pelo contato. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *