Momento Contratação 2018

Quem precisa de trabalho leia, mesmo quem não precisa é bom ler também.

Quem será contratado…?

Recentemente vi uma palestra TED feita por uma americana, diretora de RH de uma grande empresa. Com isso resolvi reescrever resumidamente para nossa realidade.

Uma empresa, uma vaga, dois candidatos qualificados e uma solução a tomar! Quem você contrataria? Um dos candidatos será tratado por BERÇO DE OURO, outro será chamado de COMIGO NINGUÉM PODE:

– O “BERÇO DE OURO” é o sujeito que teve melhor formação, melhores colégios, notas, universidade “famosa”, emprego estável e carreira crescente.

– O “COMIGO NINGUÉM PODE” teve notas medianas, estudou em escolas públicas, sua faculdade não é renomada, passou por vários empregos e enfrentou inúmeros obstáculos.

Dito isso, pense, estamos em um momento de crise no país e a empresa passa por dificuldades também, e você precisa de uma solução e fazer uma contratação!

A maioria, em um primeiro momento, poderá dizer que contrataria o BERÇO DE OURO, já a Diretora (americana, e concordo com ela) contratou o COMIGO NINGUÉM PODE, e muitas empresas de peso COM recursos REALMENTE humanos seguem essa tendência!

O motivo é simples: se ambos estão aptos, em tempos difíceis o BERÇO DE OURO nem saberia por onde começar, não passou por dificuldades. Sem generalizar mas, o sujeito que teve tudo de forma tranquila e melhores condições, nem sempre se sujeita ou sabe fazer o que é necessário para se sobressair.

Já quem sempre passou por dificuldades, fez de tudo para se manter, que possui experiência de vários empregos e continua firme e forte, certamente saberá o que é “se virar em uma crise” e tem no DNA a superação… Assim sendo, em todas as situações ele achará algo para sobreviver e surpreender. Então dirá (diremos)… “Dificuldades? Deixa comigo que resolvo!”

Sejamos mais humanos com os recursos. ENFRENTE que se vai à FRENTE!


Billy Cantos: experiência em marketing e criação adquirida na TV Bandeirantes e agências. Criou campanhas de grandes e médias empresas na CriarEco ADS, foi gerente de marketing da ISSAM; tropicalizou a comunicação de empresas europeias na Netcom Brazil e atuou com trade marketing na ActiveWare Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *