Momentos de mudança

Estamos vivendo em tempos conturbados, com crises econômicas, financeiras, amorosas, existenciais, de imagem dentre outras. Somos seres que se adaptam (pelo menos a maioria) e que buscam maneiras de sobreviver diante das mudanças, ou de sobressair, para outros. Afinal, a crise também é oportunidade de inovação, criatividade e reflexão.

Sem novidade, certo? Certo! Então… por que voltar a este assunto, já que todo mundo sabe disto? Por que voltar a este assunto se iniciamos o ano há pouco e sempre fazemos uma reflexão sobre nossa atuação neste mundo (profissional ou pessoal)? Para que voltar a este tema se todo mundo já falou sobre isso?

Porque você NÃO é ou NÃO DEVERIA se considerar TODO MUNDO!

A reflexão constante nos alimenta de conhecimento e pode refinar nossas atitudes, então nos permita mais uma, sobre aquele tema…

Como iniciei, estamos agitados e com incertezas no trabalho, no país, no mundo, na vida… e pensar como atuar de maneira diferente pode ser a saída para uma situação mais satisfatória. No entanto, a reflexão sem a ação não significa muita coisa. Reforço!

Pensar em suas ações e como elas refletem para as pessoas ao seu redor é importante, uma vez que a sua imagem dirá muito sobre você. Se a primeira impressão é a que fica, é fundamental que seja honesta e verdadeira, para que ela transmita o que você realmente é, ou pelo menos para que veio e o que está disposto a fazer.

Se conhecer é o primeiro passo para iniciar um processo de reflexão para a mudança. Entenda quais são as suas habilidades e o que precisa melhorar. Certamente você tem talentos, quais são? Sócrates, o filósofo, já dizia: “Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente da tua ignorância e será sábio”.

Entenda qual a imagem que você passa para o outro. Qual a impressão que as pessoas tem de você? Pergunte a elas, mas tenha em mente que você poderá ouvir o que não quer… você está disposto?

Em seguida identifique os pontos falhos. Em que você deve melhorar? Perfeição não existe, mas a busca por ela deve ser constante, então busque.

Ser perseverante e positivo é essencial neste momento. Já existem muitas pessoas e instituições dizendo que a situação é difícil, não seja mais um. Faça a sua parte.

Se atualize, estude, leia, se informe… construa conhecimento e compartilhe. Não adianta tanto esforço se você não compartilha e não renova. As fontes são as mesmas.

Então o dinamismo do mercado é grande e permanente, e mudar é necessário, evoluímos assim. Neste sentido, se adapte a este cenário, mudando hábitos, postura e dando um upgrade na imagem, o que refletirá nas suas ações. Refine a sua marca e a deixe mais acessível, amigável e interessante. Não esqueça que a imagem deve REFLETIR o que você realmente é. Só assim você criará a confiança necessária para permitir que as oportunidades apareçam, e que elas sejam uma boa maneira de enfrentar as mudanças, crises e obstáculos que surgirão pela frente. Lembre-se: “Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre” Charlie Chaplin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *