Naming com Sandra Birman e Adriana Calderoni

BRANDING NA PRÁTICA

 

Qual seria a melhor definição de um bom nome de uma marca hoje em dia?
Nome é a diferenciação da marca. Hoje em dia o nome é um conjunto de valores e propósitos que diferenciam um serviço ou produto, construindo pontes com o consumidor. No iNomes (www.inomes.com.br), trabalhamos com os nomes desde os primeiros passos, quando apenas nomes aleatórios existem como possibilidade.

Que atributos definem o valor e sucesso de um nome?
Sua capacidade de ser relevante, lembrado e relacionado aos atributos positivos da empresa.

Quais são as práticas e técnicas de construção e consolidação de um nome, mais eficazes hoje no mercado?
Existem muitas formas de construir e consolidar um nome no mercado. Uma das formas mais eficazes e na qual mais acreditamos, é o nome da marca se transformar numa plataforma de comunicação, troca e geração de informação relevante para o seu público. Sempre ecoando anseios, ideias e valores e dialogando sobre assuntos e questões pertinentes e relevantes com o seu público de forma aberta e horizontal. O nome de uma marca deve expressar com clareza os propósitos da marca para que a marca possa se construir como um espaço de referência. Pensamos em tudo isso, no momento de criar um nome.

Como identificar seu público de maneira efetiva?
Identificar o seu público é identificar um grupo que compartilhe desejos, propósitos ou valores com o nome e a marca.

Quais são os maiores desafios na gestão de marcas e nomes?
Coerência. A pressão por resultados  de vendas e o dinamismo natural do comportamento digital fazem com que as marcas estejam tendo muita dificuldade de se manter coerentes consigo mesmas e fazer umas construção no tempo. Como mudam o tempo todo, acabam não conseguindo fazer uma construção relevante ou pregnante para o público.

Neste sentido, quais são as melhores estratégias para se desenvolver confiança em resposta a crises?
Dinamismo: a capacidade de se avaliar e mudar de rota constantemente, mas sem perder de vista o seu propósito. Honestidade com o público e com os seus próprios valores. As marcas precisam entender que o mundo está mudando e que a postura do consumidor é outra.

Como o branding brasileiro se destaca no cenário internacional?
O branding brasileiro é criativo mas mantém os pés no chão. Apto a ser inovador dentro das condições reais e possíveis do mercado. Isso é um grande diferencial.

O iNomes (www.inomes.com.br) é uma expressão dessa criatividade com foco na nossa realidade. Estamos vivendo um momento em que milhares de empreendedores tem nas mãos o desafio de construírem marcas fortes e relevantes para seus produtos e serviços. Normalmente, o projeto de construir um nome forte é custoso e inacessível para grande parte dos empreendedores. Nossa ideia é oferecer a experiência de nossa equipe de criação de nomes, que tem mais de 15 anos de experiência, com um preço muito acessível. Somos um grupo de mentes criativas que tem nomeado serviços, empresas, produtos e projetos diariamente por mais de uma década. Nos tornamos – literalmente – gurus de nomes.

Como vocês desenvolvem os nomes?
O foco do nosso trabalho concentra-se na criação de nomes inesquecíveis. É a nossa paixão e ao mesmo tempo aquilo que fazemos de melhor. O processo visa olhar profundamente para cada cliente, que para nós é sempre único. Nossa equipe trabalha com profissionais de linguística e fonética que tem em comum a paixão pela criação de nomes. Nosso ágil processo interativo do “brainstorming” produz uma ampla gama de nomes, com resultados inusitados e de criativa expressão verbal. Transformamos uma tarefa complicada e muitas vezes frustrante, em solução fácil e divertida para o empreendedor.


iNomes: Idealizado pelas sócias Sandra Birman, fundadora do iMarca (imarca.com.br), e Adriana Calderoni, diretora da Modo Branding Lab (modobranding.com), ambas com mais de 10 anos no mercado de criação de marcas.