O poder disruptivo de uma garagem!

Recentemente, visitei Palo Alto (CA) e o místico Vale do Silício.

Uma região linda, que respira bytes e inovação. Fiquei muito atenta ao clima, às pessoas, ao dia a dia da região e até bebi água dos bebedouros de Stanford para ver se alguma boa ideia brotava na minha cabeça (vai que… 😏) .

Dos inúmeros aprendizados que tive por lá, um me chamou muito a atenção: A GARAGEM

Por que uma garagem ? Qual é o poder disruptivo de uma garagem ? Qual a simbologia atrás daqueles portões de madeira ?

Garagem HP | Marco do início do Vale do Silício

Duas palavras resumiram meu aprendizado:

1ª. | SIMPLICIDADE

Não importa o quão complexa seja sua ideia ou a operação que você está criando; você precisa ter como premissa a busca pelo simples.

A GARAGEM É SIMPLES !

É uma metáfora do pensamento vigente e empreendedor da região. As pessoas são simples. Agem de forma simples. Buscam o novo no simples.

A lógica de manter o foco no foco do cliente e entender que nosso papel é simplificar a jornada de compra ou uso do produto ou serviço eleva nosso nível de pensamento e ação.

Google, Uber, Facebook entregam ideias simples por trás de requintados sistemas e desenvolvimento tecnológico.

Em 1977, Steve Jobs disse:

“What we’re trying to do is remove the barrier of having to learn to use a computer.”

Fizeram um produto simples de usar. Isso rompe barreiras.

A tecnologia por trás do simples e o olhar no foco do usuário faz tudo parecer mágica.

As pessoas não querem entender a mágica. Elas querem se encantar com a magia. (Camilla Cusatis)

Simples assim.

 

2º. | PROPÓSITO

O segundo aprendizado é sobre como o poder de transformar o mundo é infinitamente mais atrativo do que o lucro que a sua ideia pode gerar. E aí entra a minha segunda reflexão: Propósito.

Garagem Apple | Antiga Casa do Steve Jobs

As pessoas por lá não querem mudar a rua do seu bairro.

Elas querem (e vão) mudar o mundo.

Mas, por quê ?

E aqui cabe uma reflexão do Simon Sinek, que eu adoro:

“Quando as empresas passam a ser reconhecidas pelos seus “porquês” elas e seus produtos deixam de ser commodities”

O Google não facilita a busca por informação. Ele te dá respostas.

A Apple vende qualquer coisa, menos celular. Outras empresas vendem celular. A Apple não.

Propósito é muito mais que tecnologia, produto ou serviço. Propósito é o PORQUÊ!

É a profunda compreensão de entender por que seu produto ou serviço vai mudar a vida de alguém.

Fácil ? Se fosse, o mundo estaria cheio de “Gates”, “Jobs”, “Zuckerbergs”, “Musks” etc

… e como não estamos cercados por gênios, vale a pena aprender (inspirar-se) com eles.

Por fim, um vídeo muito antigo, mas que eu não me canso de ver:

O quão simples é a vida do seu consumidor pois sua empresa existe e trabalha para ele?? Pense nisso.

Foram dias de pura inspiração – acho que foi a água de Stanford 😏 !

Não importa o que aconteça.

Be Simple. Believe in your purpouse. (Camilla Cusatis)


Camilla Cusatis: experiência de aproximadamente 20 anos em marketing e comunicação, com formação acadêmica em reconhecidas universidades, tais como: FGV, PUC e Mackenzie. Recentemente recebeu o título de Mestre em Administração de Empresas pela UNITAU. Capacidade de definir e gerenciar os planos estratégicos da empresa e sua atuação no mercado, por meio de planejamento, organização, execução e controle das ações e ferramentas de marketing e, também, avaliação dos resultados, garantindo atingir as metas propostas com foco na qualidade do trabalho desenvolvido. Alto conhecimento em planejar e elaborar Estudos de Posicionamento de Mercado, Marca e Produtos, com seus desdobramentos operacionais para implementação das novas diretrizes adotadas. Experiência em estudos de inteligência de mercado com destaque para mapeamento para expansão de negócios, avaliação de concorrência e atuação comercial. Hands on, capacidade de execução, dinâmica, com grande capacidade gestão e soluções para busca de resultados. Participação efetiva em alguns premiados projetos de comunicação reconhecidos por instituições no mercado brasileiro e internacional. Docente, coordenou o Curso de Marketing do Centro Universitário Senac, sendo a responsável pela reformulação do curso, esse reconhecido como 3º. Melhor do Estado de São Paulo, pelo Ministério da Educação; e também pela criação do curso em EAD (Ensino a distância). É também palestrante e ministra cursos e treinamentos para empresas.

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