Podcasts: opiniões em ondas

No último dia 2 de setembro o InfoBranding teve o prazer de participar do 4º Midiaria.com Meeting que abordou o tema Podcast: Opiniões em ondas. O evento aconteceu em São Paulo e reuniu 4 especialistas para um bate papo com participação ativa da plateia.

Dentre os convidados para compor o time de especialistas estavam Caio Corraini, editor dos podcasts Braincast, Mamilos, Tecnocast e sócio do Gugacast e Jogabilidade; Ira Croft, coordenadora de Social Media da Agevole e co-criadora do canal de podcasts Mundo Freak + Ponto G; Gustavo Lopes, um dos produtores executivos responsáveis pelos podcasts do Estadão, e Pedro Vaz, docente do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Anhembi Morumbi. Assim, a bancada reuniu de forma inédita o ponto de vista da academia, da produção e do veículo de mídia.

Da esquerda para a direita: Kleber Pinto, mediador e sócio da Midiaria, Gustavo Lopes, Caio Corraini, Ira Croft e Pedro Vaz.

Antes de mais nada, Podcast é um conteúdo multimídia, no formato de áudio, disponibilizado via internet, podendo ser acompanhado via feed ou salvo via download para ser reproduzido em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também em computadores, quando e onde o usuário quiser. Seu conteúdo é o mais diverso possível, podendo abranger temas como tecnologia, política, humor, esporte, moda, negócios, entre outros; e podendo ser apresentado em diversos formatos.

Durante o bate papo cada especialista falou um pouco da sua atuação, abordando questões práticas do dia-a-dia como também o background e histórico profissional que os levaram até o mundo dos podcasts.

Eles mostraram que o podcast é uma realidade no cenário da mídia atual por trazerem conteúdo sob demanda, customizado e disponibilizado de forma a atender a necessidade do usuário que, cada vez mais, quer ter a autonomia de escolher o conteúdo que consome de maneira personalizada e adequada a sua rotina e, principalmente, a suas preferências.

Os especialistas abordaram o fato dos podcasts poderem ser produzidos por qualquer um que deseje expressar suas opiniões e abordar temas que gostam e que lhes dê prazer, o que, segundo eles, é um dos grandes motivadores da produção deste formato. Contudo, ressaltaram que a preocupação com o planejamento de conteúdo, produção, divulgação e acompanhamento constante de resultados e dados audiência é o que determina o seu sucesso, de forma a engajar o público e trazer possibilidade de monetização, profissionalizando o processo e oferecendo novas oportunidades de negócios e de compartilhamento de informações.

Dessa maneira é possível viabilizar o uso de podcasts no mundo corporativo, como parte integrante de estratégias de negócio, passando mensagens que reforçam posicionamento e criam vínculos com o público almejado por marcas, uma vez que suas características mencionadas anteriormente, exclusividade e customização, saltam aos olhos de quem é constantemente bombardeado por informações no dia-a-dia.

Se fosse possível resumir todo o conteúdo compartilhado no encontro e balizar o futuro dos podcasts em quatro palavras, estas seriam: profissionalização, mensuração, engajamento e testes constante. Um ponto que chamou atenção acerca do evento foi a sequência de conteúdo disponibilizada pela Midiaria.com, que contextualizou e preparou o público para a discussão junto aos profissionais.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre podcasts e como esse formato pode agregar valor a sua marca? Não perca tempo, acesse o conteúdo que o time da Midiaria.com preparou para abordar o assunto no link (http://materiais.midiaria.com/midiaria-meeting-podcast), lá você encontra entrevistas, infográficos e, é claro, podcasts!

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