Quando a roupa tira atenção do foco principal

Em Imagem, um dos tópicos que comentamos é o de Sabotadores de Imagem. Sabotadores de Imagem são “deslizes” que podem desviar o foco do conteúdo da conversa para a Imagem, o que normalmente não é visto como algo positivo. A Imagem deve ser vista e utilizada sempre como uma ferramenta subliminar, algo de apoio ao assunto principal.

Não foi o que aconteceu durante a assinatura do contrato de Neymar. Apesar de muito ser comentado sobre as cifras milionárias do contrato do jogador, sua regata do Batman virou um assunto à parte e ganhou matéria precisa de Pedro Diniz  neste link.

Neste caso, porém, a escolha do que poderia ser um sabotador de imagem foi algo evidentemente intencional. As razões vão desde o fato de o jogador não necessitar respeitar o dresscode esperado de terno e gravata, numa demonstração de autoafirmação e poder, até efetivamente fazer parte de uma ação de marketing de alguma marca. Talvez hoje ainda não seja possível afirmar com certeza. Lembramos que dresscode é o estilo de vestimenta pedido ou esperado em determinada situação, seja ela um evento ou um escritório.

Vale atentar também para os casos de Mark Zuckerberg e Steve Jobs, citados na matéria. O aparente “descaso” com o dresscode na verdade é algo muito bem pensado e com certeza apenas aderido após anos de experiência, e que reverteu inclusive em criação de produtos que só aumentaram os ganhos de quem lançou esta tendência.

Não tente fazer isso em casa! Não respeitar o dresscode é uma das maiores queixas das empresas que nos contratam para treinamentos e palestras. Também optar por algo tão descontraído em uma entrevista de emprego é altamente arriscado, a menos que esteja se candidatando para setores e empresas mais informais.


Jaqueline Araujo e Silvia Beraldo são consultoras de imagem pessoal e corporativa há 10 anos e sócias na Olhar Estratégia de Imagem. Além de executarem processos individuais, ministram palestras e facilitam treinamentos para empresas como Bradesco, Carrefour, Sanofi, Novartis, Cisco, Mattos Filho, Net, dentre outras. Para mais informações e opções de contato, por favor acesse www.oeimagem.com.br

 


Quer aprender mais? No dia 23 de setembro temos a próxima edição da Oficina da Imagem e em breve lançaremos outro curso aberto – Dez Passos Para Uma Imagem Nota Dez!, em que passamos por todos os componentes para uma imagem cuidada e adequada as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *