Quem são os líderes que inspiram os jovens brasileiros?

A Nextview People publicou a pesquisa Os Líderes dos Sonhos dos Jovens, em parceria com a Cia de Talentos, entrevistando 67.896 jovens de 17 a 26 anos (48% entre 21 e 24 anos) de janeiro a março de 2015 nas cinco regiões brasileiras.

Praticamente metade dos entrevistados (49%) dizem não admirar nenhum líder, “eles confiam mais em pessoas cujas histórias conhecem de perto e se sentem inspirados por empreendedores e visionários” (HSM, 2015).

Segundo Danilca Galdini, sócia-diretora da Nextview People, alguns resultados são esperados devido ao ano de crise: os jovens ficam mais céticos, há mais admiração pela paixão empreendedora, de pessoas que começaram do nada e hoje têm estabilidade financeira e reconhecimento.

Confira o ranking dos líderes admirados pelos jovens brasileiros segundo a pesquisa:

Líderes Mundiais:

1. Barack Obama
2. Flávio Augusto da Silva
3. Bill Gates
4. Papa Francisco
5. Jorge Paulo Lemann
6. Steve Jobs
7. Silvio Santos
8. Mark Zuckerberg
9. Roberto Justus
10. Bel Pesce

Líderes Nacionais:

1. Flávio Augusto da Silva
2. Jorge Paulo Lemann
3. Silvio Santos
4. Roberto Justus
5. Bel Pesce
6. Joaquim Barbosa
7. Pai ou mãe
8. Dilma Rousseff
9. Abilio Diniz
10. Gestor ou ex-gestor

Fonte: Canal Cia de Talentos
Fonte: Canal Cia de Talentos

 

Alguns líderes, não só como gestores de sua imagem pessoal, são também responsáveis pelo sucesso de marcas que se tornaram conhecidas no boom das startups. É o caso de Bel Pesce (FazINOVA) e Flávio Augusto da Silva (Wise Up e Geração de Valor), que utilizam as redes sociais para amplificar o engajamento às suas marcas, compartilhando experiências e encorajando as novas gerações.

Obs.: Talvez esteja se perguntando o que faz Dilma Rousseff, que surpreendeu após ter deixado o ranking em 2014 e voltado este ano, entre os “líderes inspiradores”. A HSM apresenta duas hipóteses: o voto de confiança de eleitores e o fato de a Operação Lava-Jato estar em curso. Será?

CONSULTAS:

Cia de Talentos
ANGELO, Maurício. O líder dos sonhos dos jovens. HSM Management. nº 112. Pg.70-77.  Set./Out. 2015.

Compartilhe!
0