Transmidia Storytelling com Martha Gabriel

A chuva e o tempo fechado não foram capazes de desanimar os participantes do II Congresso Internacional de Marcas/ Branding na manhã do dia e de outubro de 2015, último dia do evento.

A palestrante foi Martha Gabriel que abordou o tema “Transmidia Storytelling”, tema interessante que lança luz sobre a questão da disputa crescente pela atenção e preferência do público consumidor que, cada vez mais, é requisitado por diversos estímulos, com origem nas mais diversas fontes.

No decorrer da apresentação ficou claro a perfeita sinergia entre os conceitos “transmidia” e “storytelling”, o primeiro mais relacionado com a parte prática e, o segundo, mais voltado para a parte estratégica que, quando juntos, são capazes de resgatar a atenção do público e encorajar sua interação com a marca.

Storytelling, ou a “arte de contar estórias”, consiste na construção de uma narrativa capaz de envolver o público e transportá-lo para o universo a ser comunicado. Permite a transmissão de conceitos complexos de maneira mais simples e direta, uma vez que, contextualizados, se aproximam do universo das pessoas, que passam a percebe-los e assimilá-los de maneira mais natural.

Mas como driblar a sobrecarga de informações que vem de fontes cada vez mais múltiplas e que disputam a atenção do público? Estando presente nas diversas plataformas disponíveis, se aproveitando daquilo que cada uma traz de melhor em termos de tecnologia e usabilidade, de acordo com os interesses do público almejado e segundo a alógica da estória a ser contada. Esse é o conceito de transmidia.

Nesse sentido, as marcas devem se preocupar com os dois conceitos de forma integrada. Se por um lado buscam estruturar uma estória para engajar o seu público a ainteragir com elas, por outro precisam fazer com essa estória chegue até ele por meio das diversas plataformas que ele utiliza diariamente, de forma específica e adaptada, explorando o que cada uma tem de melhor e somando forças para aumentar a propagação.

Diversos exemplos de campanha foram apresentado ao longo das duas horas do encontro. Cases nops quais as marcas realmente fizeram parte do contexto e construíram algo bem maior que um simples anúncio. Entre eles o lançamento do Samsung Galaxy S4, no qual a pessoa é desafiada a não olhar para os lados por 60 minutos para ganhar o novo smartphone, mas diversas distrações começam a ser causadas e na hora o público passa a torcer pela pessoa desafiada e a campanha da BMW com Clive Owen, no qual o potencial do veículo é apresentado de maneira diferente, dentro de pequenas estórias com a participação de outros famosos, como por exemplo, a Madonna:

BMW+Clive Owen: https://www.youtube.com/watch?v=KXx-cF_MUyA

Samsumg S4: https://www.youtube.com/watch?v=CsGlzu2NzX0

Martha Gabriel conseguiu transmitir a mensagem de que o gestor de marcas deve estar atento as constantes mudanças do mercado, tanto em relação a tendências quanto em relação a novas tecnologias e mídias, podendo usar os mais diversos recursos disponíveis para viabilizar de maneira concreta a mensagem que a marca pretende transmitir, sem se perder nas possibilidades e de forma a otimizar recursos e resultados para construir relevância e reconhecimento.

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