Design é forma, função, estética, estratégia, metodologia, processo, gestão; é experiência, carrega significado e provoca sensações. É um conjunto de fatores fundamental no cotidiano de pessoas e organizações.

E no dia 5 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Design, assinado em 1998 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em homenagem à Aloísio Magalhães, importante designer brasileiro nascido na mesma data, no ano de 1927.

Mesmo sem que se perceba, as vertentes do design estão presentes em nosso dia a dia, da embalagem do seu shampoo, passando pela sinalização em cada canto até o mobiliário da sua sala de estar.

Dentre suas principais vertentes destacam-se o design gráfico, design de produtos, design de moda, design de interiores, design de games, design digital e, mais recentemente, ganhando destaque no mundo dos negócios, design thinking e processos de gestão baseados em sua abordagem.

Design demanda estudo, preparo técnico, cultura, abordagem multidisciplinar e, é claro, muita criatividade para desenvolver soluções para problemas e demandas de projeto.

“Design é uma atividade criativa cujo objetivo é estabelecer as qualidades multifacetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas em ciclos de vida completos. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora de tecnologias e o fator crucial do intercâmbio cultural e econômico.” International Council of Societies of Industrial Design (ICSID)

Junto ao Branding, em especial, o Design é uma poderosa ferramenta para diferenciação e posicionamento de marcas. Utilizando-se de suas diversas vertentes como parte de um sistema, cria associações diretas com o público conquistando mais do que a sua atenção, fidelizando e criando preferência pela estética, usabilidade e facilidades que entrega.

“Design é um elo na cadeia de uma marca ou um meio de expressar valores da marca e seus diferentes públicos. Design é uma ferramenta para tornar visível uma estratégia.” Brigitte Borja de Mozota

Subestimar o Design na estratégia de uma marca e/ou negócio é negligenciar as oportunidades de otimizar recursos e estreitar relacionamento com as pessoas que, do início ao fim, são a finalidade e o meio para que relações de toda natureza aconteçam.

Parabéns a todos os designers pelo empenho e dedicação em trazer novas formas de viver o cotidiano!

Compartilhe!
error0
Author

Write A Comment