Call for paper

A Corporação Universitária Minuto de Dios – UNIMINUTO (Colômbia), Universidade Univates (RS/ Brasil), o Observatório de Marcas e o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) convidam para o 5th International Congress on Branding (5th ICB’19) – Brands and Ideologies: convergences and divergences.

O 5th ICB´19 tem como objetivo gerar discussões, reflexões e interações entre os pesquisadores, acadêmicos, profissionais, criativos e demais interessados nas tendências sobre o contexto atual que envolvem as ideologias das marcas, sua criação, sua relevância, sua divulgação e comportamento no universo empresarial e institucional, tomando como eixo central as suas Convergências e Divergências.

Nesta edição, o congresso conta com o apoio das instituições colombianas Universidad de la Sabana, Universidad El Bosque e Universidad del Norte, bem como da Cátedra da Marca Corporativa, da Universidade de Alicante (Espanha), responsável pelo livro oficial do 5th ICB´19 “Marca Negras – En La Era De La Transparencia”.

Serão aceitas contribuições de artigos inéditos e alinhados às normas do congresso, procedentes de diversas áreas do conhecimento e domínios do saber, incluindo estudos de semiótica, design, comunicação, análise do discurso e a identidade verbal, sociologia, antropologia, psicologia social, marketing, estudos culturais, estudos organizacionais, economia, entre outras.

As comunicações (artigos) deverão estar vinculadas a um dos Grupos de Pesquisas:

  • Culturas de Mercado (consumo como experiência produtora de significados culturais); 
  • Identidade e Consumo (mercados como fontes de recursos simbólicos); 
  • Estratégias de Construção e Consolidação das Marcas; 
  • Comunidades de Marca e Coconstrução de Valor; 
  • Tendências de Branding; 
  • Marcas e Negócios;
  • Marcas e Públicos; 
  • Marcas e Cultura; 
  • Marcas e Direito; 
  • Marcas e Universidades; 
  • Discurso da Marca e Ideologia; 
  • Conexões de Marca (Transmedia, Storytelling, Social Media, outras);
  • Transparência de Marca e Reputação;
  • Internacionalização das Marcas.

Idiomas oficiais: espanhol, inglês, francês e português.

Datas Importantes:

  • Envio de artigos completos: até 15 de março de 2019.
  • Todas as propostas estão sujeitas a revisão dos pares (peer review) e as notificações finais de aceitação serão enviadas até 15 de maio de 2019.
  • Envio de artigos completos, com correções e ajustes até 15 de julho de 2019
  • Realização do evento: 9, 10 e 11 de outubro de 2019.


NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

  1. Ineditismo – os trabalhos devem ser inéditos.
  2. Envio de trabalhos – os trabalhos completos deverão (1) estar digitados seguindo o modelo-padrão em português, inglês, espanhol ou francês, (2) salvos em formato PDF e em WORD, (3) ser enviados pelo e-mail brandingcongress@gmail.comcom a seguinte informação: Nome do autor; Nível de formação (exemplo: Especialista, Mestre, Doutor); Endereço completo; Telefone; Afiliação e endereço da instituição; Curriculum vitae resumido (aproximadamente 75 palavras); Adicionar o grupo de investigação em que deseja apresentar o trabalho. Nota: Em caso de coautores, a mesma informação deve ser incluída no e-mail, e (4) dentro do prazo estipulado (ver datas importantes), para ser apreciados pelos membro do Comitê Científico. É obrigatório formatar o trabalho de acordo com o modelo-padrão, caso contrário, o trabalho será recusado.
  3. Número de trabalhos permitidos – cada autor inscrito poderá enviar trabalhos individuais ou em coautoria.
  4. Grupo de Pesquisa – cada trabalho só poderá ser proposto a um Grupo de Pesquisa (GP). Por essa razão, é importante que o autor defina precisamente em qual grupo ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um grupo, o trabalho poderá ser excluído do Congresso. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Grupo de Pesquisa para o qual pretende enviar o trabalho, consulte no item Grupos de Pesquisa ou a Comissão Organizadora pelo e-mail brandingcongress@gmail.com
  5. Apresentação dos trabalhos – cada apresentador terá 20 minutos para expor seus estudos, seguidos de 10 minutos de perguntas e respostas.
  6. Pagamento – somente poderão submeter o artigo final os autores previamente inscritos no congresso e que comprovarem o pagamento do boleto bancário, enviando o comprovante de pagamento para brandingcongress@gmail.com, conforme as instruções enviadas pela Comissão Organizadora por e-mail, juntamente com de confirmação de recebimento de submissão de trabalho.
  7. A taxa de inscrição no Congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos.
  8. Coautores – para submissão de trabalhos em coautoria, o autor proponente deverá informar no e-mail os dados do(s) coautor(es) conforme o documento de identificação do seu país (passaporte / carteira de identidade / outro documento oficial). IMPORTANTE: somente autores e coautores inscritos (indicados na submissão) e que efetuaram o pagamento de sua inscrição terão direito ao certificado e nominação no programa.
  9. Direitos Autorais – na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o(s) autor(es) estará outorgando, formal e graciosamente, à Associação Internacional de Investigadores de Branding – Observatório de Marcas, à Corporação Universitaria Minuto de Dios UNIMINUTO, à Univates e ao Instituto Politécnico de Leiria, o direito de reprodução nos arquivos virtuais do 5th International Congress on Branding e em seus Anais (que serão distribuídos e/ou comercializados, em qualquer formato, durante o evento ou posteriormente a ele), na Revista Científica BrandTrends e/ou ainda em seus respectivos depósitos e bibliotecas.
  10. Certificados – na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no Congresso e ser indicados no momento da inscrição do trabalho.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Os autores são convidados a submeter artigos relativos aos temas do Congresso e devem ser estruturados da seguinte forma:

1. Configuração de página
Papel A4, com adentramento de parágrafo, espaço simples entre linhas, 6pt depois de cada parágrafo, margens esquerda e superior de 3,0 cm, direita e inferior de 2,0 cm.

2. Título
Inserir o Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), alinhamento centralizado, usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só em grafia de palavras estrangeiras. Na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo submetido.

3. Resumo 
Utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado, o resumo deve conter de 200 a 300 palavras e ser escrito nas quatro (4) línguas oficiais do evento. As versões em português (RESUMO), em inglês (ABSTRACT), em espanhol (RESUMEN) e em francês (RÉSUMÉ) devem seguir imediatamente a versão na língua original, obedecendo as normas da versão original. O corpo do resumo deve conter:
a) breve apresentação do tema e do problema
b) objetivo(s)
c) justificativa(s) – relevância do estudo/pesquisa
d) metodologia
e) resultados obtidos ou esperados

4. Palavras-chave (nas 4 línguas oficiais do evento) 
Inserir as palavras-chave, em sequência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, da área maior para a mais específica, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12, espaçamento simples, alinhamento justificado.

5. Corpo do trabalho 
Os trabalhos poderão ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês. Os artigos deverão ter, no mínimo, quinze páginas e, no máximo, vinte páginas (ou de 25 ou 30 mil toques, com espaços), incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. Corpo do texto deve estar em Times New Roman, tamanho 12, regular, justificado. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. Informar a citação, como por exemplo: (VIEIRA, 2005, p.79). Notas de rodapé: inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só em grafia de palavras estrangeiras), em corpo 10 (dez), com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

6. Elementos ilustrativos
Tabelas, figuras, fotos devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, regular. Para garantir a qualidade dos elementos ilustrativos, os mesmos devem ser enviados em arquivos separados, salvos em .JPG, com tamanho de 200dpi. Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato coma comissão organizadora brandingcongress@univates.br

7. Referências bibliográficas 
Inserir as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado. As referências bibliográficas, no fim do trabalho e em ordem alfabética, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

Tarifas para Participantes Ouvintes – Quadro 1 (em comentários)

Tarifas para Apresentadores de Trabalho (artigos) – Quadro 2 (em comentários)

Comissão Organizadora
Ms. Andrés Felipe Ortiz Zamora, UNIMINUTO – Colômbia
Dra. Carminda Silvestre, ESTG, IPLeiria/Observatório de Marcas – Portugal
Dra. Elizete de Azevedo Kreutz, UNIVATES/Observatório de Marcas – Brasil
Dr. Fernando Olivares, Universidad de Alicante/Observatório de Marcas – Espanha
Dra. Marelby Amado Mateus, UNIMINUTO – Colômbia
Ms. Myriam Aidé Moreno Garzón, UNIMINUTO – Colômbia
Ms. Sebastián Goldsack, Universidad Católica do Chile/Observatório de Marcas – Chile

Comitê Científico – Quadro 3 (em comentários)

O modelo do artigo solicite enviar por email brandingcongress@gmail.com

A agenda do evento será divulgada um mês antes do evento.

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: brandingcongress@gmail.com

Compartilhe!
error0
Author

Write A Comment