A importância do design de interiores para a gestão das marcas nos dias atuais

Você sai às compras, e de repente simplesmente se sente impelido a entrar em uma loja, vai a um consultório médico e assim que se senta na sala de espera, sua percepção do ambiente é de credibilidade e confiança, pode estar em um restaurante onde o ambiente ativa em você memórias afetivas de uma viagem inesquecível que fez a Itália!

Em tempos onde a briga pela nossa atenção e tempo é meticulosamente estudada pelas marcas, que se debruçam sobre técnicas comprovadas para atrair, como um imã, seus prospects para dentro de seus espaços físicos, as empresas vem entendendo a real importância de incluir em seu plano estratégico os pontos de contato físico da marca, que tem por objetivo, atrair, inspirar e aproximar. Acredite, é infalível.

Afinal de contas, qual é a ciência por trás da criação de marcas hipnotizantes?

Em vias de completar dez anos desde a criação da minha marca como Designer de Interiores, o viés comercial sempre me fascinou pela riqueza de ferramentas projetuais que nos permitem, como profissionais criativos, deliberar não apenas projetos comerciais que emocionem, mas que tenham a função de impactar diretamente nos resultados das marcas.

Somos constantemente bombardeados de informações visuais nos dias atuais, a luta por diferenciação no mercado nunca foi tão acirrada. Recém saídos de um período de limitações estratégicas geradas pela pandemia, que inviabilizou por um longo período o contato físico e a experiência sensorial com as marcas, todos os setores caminham para um cenário de experimentação de novas formas de agregar valor e se aproximar de seu público alvo por meio de seus espaços de exposição e interação com seus leads.

O Design de Interiores por sua vez, está diretamente ligado ao trabalho das empresas na busca pela sua identidade própria, identidade esta, que deve caracterizar seus ambientes comerciais, sejam elas lojas, comércios etc.

Entendendo que uma das disciplinas do profissional Designer de Interiores é o Visual Merchandising e suas ações para materializar os aspectos intangíveis de uma marca, traduzindo-o nos seus pontos de contato físicos. Nisto consta a importância fundamental de pensar os espaços comerciais de maneira a transmitir a identidade e história das marcas, criar experiências de impacto em seus consumidores.

Não há limites na busca pela diferenciação de uma marca. Além de projetos residenciais e comerciais do nosso escritório, um dos recentes serviços que estartamos, devido a uma demanda de Internacionalização do nosso escritório foi o desenvolvimento de curadorias Internacionais de tendência do mercado moveleiro e de decoração no que tange a diferenciação do espaço de venda e contato com seus clientes, formas de disposição de produtos, fachadas interativas e até mesmo inteligência artificial no âmbito do Design e Arquitetura. Este programa tem como premissa oferecer aos parceiros lojistas do ramo da decoração uma possibilidade de estar a frente do mercado nacional, e de maneira significativa absorver novas tendências mercadológicas, entendendo o movimento mundial do setor ano a ano, trazendo assim um diferencial competitivo, auxiliando ainda na alavancagem de suas estratégias comerciais.

Entendo que o movimento de conscientização dos benefícios irrefutáveis que as estratégias da utilização do Design de Interiores trazem as marcas, é sem dúvida alguma uma parceria entre áreas que veio para ficar, e se solidifica todos os anos, ao passo em que o apelo visual no ponto de venda se faz indispensável.

Maurício Tagliatella: Designer de Interiores formado pela faculdade de Belas Artes e pós graduado em Gestão do Design, seu escritório este ano comemora 10 anos de atuação. Com sede em São Paulo Capital, mas atuando em diversas áreas do Brasil, no presente momento tramita em um processo de internacionalização de marca, visando novas perspectivas para projetos no mercado britânico e leste europeu. O escritório atua com projetos residenciais e comerciais, além de oferecer serviços de consultoria internacional de tendência para empresas do ramo de arquitetura e Design. Em seu DNA, o escritório carrega como premissa a inovação em todas as suas aplicações possíveis. Utilizando-se da metodologia Design Thinking, a marca delibera projetos de Design, cria novas oportunidade de negócios e atualmente desbrava novos mercados internacionais.