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A importância do Marketing na atualidade

Para começar a falar sobre a importância do Marketing nos dias atuais, é importante trazer alguns conceitos essenciais sobre o Marketing e também falar sobre sua evolução.

O Marketing, desde sempre, teve por objetivo, ajudar as pessoas a satisfazerem seus desejos e necessidades, a solucionar seus problemas e suas dores, e isso continua até hoje. Como diz um antigo professor (hoje colega de profissão) Ricardo Poli, o bom e velho Marketing ainda cumpre a sua função principal: “O marketing não questiona, ele entende e atende as necessidades do consumidor”. O mundo mudou, e não foi pouco e claro que o Marketing também precisou se atualizar.

Os famosos 4 P´s do Marketing (produto, preço, praça e promoção) foram atualizados e ganharam mais um P: P de Pessoas. Sim, o Marketing é feito para as pessoas. Quando eu consigo mostrar que, o que eu tenho a oferecer é exatamente aquilo que você precisa, naquele exato momento, a mágica acontece. Isso cria uma conexão entre a marca e o consumidor, afinal, estou resolvendo um problema dele.

Se no passado os produtos eram pensados e produzidos de forma a garantir a melhor produtividade da empresa e atender ao público em geral (Quem não se lembra da famosa frase de Henry Ford?: “Você pode ter o carro da cor que quiser, desde que a cor seja preta”), hoje vivemos a era da personalização, onde consumidores podem escolher modelo, cor e acessórios do seu carro, e isso passa por praticamente todas as categorias de produtos e serviços.

E essa personalização passa também pelos outros P´s de Marketing. Falando do P de Praça, ou distribuição, se no passado o produto era ofertado em apenas em determinados pontos de venda, hoje, conseguimos comprar praticamente qualquer produto de qualquer lugar do planeta (viva a tecnologia!), e com isso o P de preço passa a ser também personalizado.

E a comunicação, ou o P de Promoção? Ah essa também sofreu grandes modificações. Hoje conseguimos conversar individualmente com os nossos consumidores, é possível segmentar a comunicação para cada linha de produto da empresa ou marca. Novamente a tecnologia ajudou, e muito, a otimizar o processo de comunicação.

Mas você pode estar se perguntando, isso não mudou por causa do Marketing Digital? Para responder essa pergunta vou usar uma frase da Martha Gabriel: “Não existe Marketing Digital, e sim Marketing na Era Digital”. É sobre isso, o digital é mais um canal de distribuição e comunicação que as empresam podem e devem utilizar nas suas estratégias de marketing e que fez com que nós, profissionais de Marketing, precisássemos nos atualizar e até reaprender a trabalhar a comunicação.

O digital veio para auxiliar e facilitar o acesso dos consumidores a produtos e serviços bem como a comunicação, permitiu que as marcas se relacionem com os seus clientes, conheçam melhor o comportamento dos seus consumidores, consigam fazer pesquisas para lançamento de novos produtos. Hoje não trabalhamos apenas com público alvo, temos as personas, para quem direcionamos nossa comunicação.

O Marketing vem justamente para ajudar as marcas a mostrarem seus diferenciais competitivos, auxiliar na conexão com seu público, conhecer suas preferências, entender as dores e problemas que os clientes precisam resolver, muitas delas, que nem eles sabem que tem.

Philip Kotler, o pai do Marketing, aborda a evolução do Marketing em sua série de livros Marketing 3.0 (2010), Marketing 4.0 (2017) e Marketing 5.0 (2021). Nessas obras é possível ver a evolução do conceito de Marketing e da sua relação com os consumidores. Hoje não compramos mais apenas produtos, compramos as causas que as marcas apoiam, os valores das empresas, afinal, já dizia Steve Jobs: Marketing é sobre valores.

Quando falamos em Marketing também falamos sobre tendências, e acompanhar as tendências de comportamentos dos consumidores é vital para manter uma marca relevante. Se vivemos na era digital, as empresas precisam colocar a tecnologia em suas estratégias de negócio, focando não apenas em produtos e serviços, distribuição ou comunicação, mas principalmente no bem-estar das pessoas. É preciso pensar em como é possível contribuir para uma sociedade melhor.

Vivemos hoje a era do Marketing 5.0, momento em que a tecnologia está presente no nosso dia a dia (alguém se imagina vivendo um dia apenas sem seu smartphone ou sem acessar a internet ou as redes sociais?), as empresas devem usar a tecnologia não apenas para as vendas, e sim de forma a contribuir para o bem estar das pessoas.

Voltando ao tema inicial deste artigo, qual a importância do Marketing na atualidade? Ouso a responder que o Marketing é ainda mais importante hoje do que no passado, pois temos uma oferta muito maior de produtos e serviços, novas marcas surgem a cada dia, a concorrência é gigante, então precisamos do Marketing para ajudar na diferenciação entre tantas ofertas no mercado. Isso sem falar no Marketing pessoal, essencial para os dias de hoje, mas isso é assunto para outro artigo.

Anna Beatriz Cautela: Doutora em Hospitalidade, Mestre em Administração, Professora e Coordenadora dos cursos de Negócios da Belas Artes
Consultora