Após a conquista do time alemão na copa do mundo realizada no Brasil, o que vi nas redes sociais e nas rodas de conversa foi a boa impressão em que a seleção deixou para nós brasileiros. Eles não conquistaram apenas o título maior do futebol, mas sim todo carisma e apoio de muitos cidadãos brasileiros.

A começar pelo lugar escolhido como centro de treinamento, em sua permanência no Brasil, foram recusadas todas as opções oferecidas pela Fifa, e construíram nada mais nada menos que um resort com 65 quartos em uma área de 15 mil metros quadrados em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, com toda infraestrutura necessária para a preparação da equipe, inclusive estradas de acesso.

indio

Durante os jogos, eles fizeram uma doação para um projeto social, promovendo melhorias a única escola da região e também doaram dinheiro para os índios locais, que será utilizado para comprar uma ambulância para a aldeia.

Não só de boas ações eles impressionaram os brasileiros, a simpatia de toda equipe, a forma com que eles interagiam com todos, vestindo camisetas de times nacionais, cantando e dançando músicas brasileiras, deram um show nas redes sociais com posts em português e incentivando a nossa seleção, e por incrivel que pareça torceram para o Brasil, pois foram flagrados até comemorando a vitória do Brasil contra o Chile. Tudo isso unindo com a contratação de toda mão de obra local, ao invés de trazer do próprio país.

germany

A amarga derrota que sofremos dos Alemães não deixou nenhum brasileiro com raiva, muito pelo contrario, creio que a grande maioria torceu por eles na final contra nossos rivais argentinos, afinal mostraram total solidariedade para com nossa derrota, não fizeram brincadeiras e ganharam todo respeito dos brasileiros pela humildade apresentada.

O time alemão deixou seu legado com sua marca diferenciada na memória de todos nós.

Os patrocinadores se beneficiaram e muito com esse sucesso alemão, pela Adidas foram vendidas mais de 5 milhões de camisetas oficiais, sem contar a famosa número 2, inspirada no Flamengo, maior torcida brasileira. Melhor retorno de marca que esse, não teria como mensurar, com esse maravilhoso trabalho de marketing.

A solidariedade alemã não terminou após a copa, Ozil, um dos destaques do time, doou seu prêmio recebido a 23 crianças brasileiras que necessitam de uma cirurgia e a cidade de Santa Cruz Cabrália vive um aumento na procura de turistas.

O que aprendemos com isso?

Um belo exemplo de marca com marketing integrado, não apenas nos discursos dos jogadores, mas em um contexto em geral, nas redes sociais, atitudes, solidariedade e carinho. Eu honestamente mudei minha opinão com relação aos alemães, considerava eles pessoas frias, mas depois dessa copa pude ver tamanha bagagem cultural, organização e carisma que eles possuem, realmente foram campeões merecidos em todos os aspectos. Um belo exemplo para nos espelharmos.

Confira o vídeo “Obrigado Brasil“:

http://tv.dfb.de/video/obrigado-brasil/9036/

Compartilhe!
error0

Write A Comment