A Copa do Mundo está chegando e você já sabe qual a marca mais lembrada pelos consumidores?
A startup brasileira de pesquisa digital MindMiners divulgou à Exame um relatório com mil entrevistas realizadas no Brasil com o objetivo de entender como os consumidores enxergam as marcas na Copa, o que eles esperam dos jogos na Rússia e quais serão seus hábitos de consumo durante o evento.
Confira os resultados:
- A Nike é a marca mais associada à Copa (a marca fornece o material esportivo da Seleção)
- Raramente as marcas que patrocinam oficialmente a Copa são as mais lembradas
- 1 entre 3 brasileiros vai gastar mais durante as semanas de Copa
- Quase metade dos brasileiros comprará alguma coisa por causa da Copa
- Mais da metade diz que os escândalos de corrupção envolvendo a CBF diminuem a vontade de torcer para a Seleção
- A TV Globo é a predileta de 2 entre 3 brasileiros para assistir aos jogos
- Neymar e Tite são os mais admirados da Seleção
- A maioria acha que não mudará nada a autoestima do brasileiro se o Brasil voltar com a taça
As marcas mais lembradas
Qual marca vem à cabeça quando se fala “Copa do Mundo”:
- Nike: 39%
- Adidas: 14%
- Coca-Cola: 6%
- Fifa: 4%
- Itaú: 3%
- Penalty: 3%
- Brahma: 2%
- Caixa: 2%
- Outros (menos de 2% de menções cada): 27%
- Marcas esportivas que mais associam à Copa: Nike (59%) aparece em primeiro lugar, seguida por Adidas, Puma e Mizuno.
- Marcas de cerveja que mais associam à Copa: Brahma (27%), seguida de Heineken (24%), Skol, Budweiser e Itaipava.
- Marcas de fast food que mais associam à Copa: McDonald’s (60%). Depois, vêm Burger King (9%), Subway, Habib’s e Pizza Hut.
- Companhias aéreas que mais associam à Copa: Gol (34%), Tam (25%), Emirates e American Airlines.
- Bandeiras de cartão mais associados à Copa: Visa (42%), Mastercard (40%), American Express e Elo.
- Marcas de telecomunicação mais associadas à Copa: Vivo (43%), Tim, Oi e Claro.
- Marcas de automóveis que mais associam à Copa: Volkswagen (27%), Hyundai, Chevrolet, Fiat, Honda e Toyota.
Consumo durante a Copa
7 entre 10 disseram que seus gastos costumam aumentar durante a Copa. O motivo se explica, em boa parte, pelo aumento na frequência de bares e encontros com amigos e familiares para assistir às partidas. Um motivo, também, respondido por 8% dos entrevistados: eles compram álbum e figurinhas da Copa.
Quase metade pretende comprar alguma coisa por causa da Copa:
- Camisa da Seleção: 23%
- TV: 15%
- Álbum de figurinhas: 12%
- Celular: 11%
- Notebook: 6%
Quando o assunto é cerveja, 25% dos entrevistados responderam que sempre bebem cerveja vendo os jogos, enquanto 31% só bebe às vezes e 44% não bebe.
Questionados sobre a marca de cerveja que mais combina com os jogos da Copa, a Heineken foi a mais citada (26%), seguida de Skol (22%) e Brahma (21%). Ainda vieram Budweiser, Itaipava e Antarctica.
E quem vai ganhar?
71% acredita que o Brasil virá com o hexa para casa. A Alemanha aparece como a provável campeã para 15%. Depois, Espanha (5%), e França e Argentina, com 2% das respostas cada.
Fonte: Pesquisa “Copa do Mundo: as marcas e os torcedores” para Exame.
Imagem: Exame.