O século XX parece que foi ontem, mas para se ter um panorama do avanço desta sociedade, há tão pouco tempo não existia o MP3 (1998). O Google – uma das marcas mais valiosa do mundo – nasceu no ano 2000 (séc. XXI), está com apenas 14 anos e declara uma missão que é esplêndida , um verdadeiro espetáculo: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. O máximo não é?
Assim sendo, a obra as melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos celebra as sacadas de negócios, desde a década de 60, com o surgimento da pílula anticoncepcional , e segue até o ano 2000 com o surgimento do Google e do e-reader. Para se chegar a este resultado – das 50 melhores ideias – o organizador da obra percorreu diversas universidades, conversou com pessoas influentes dos negócios e das finanças e, elaborou a lista com itens que surpreenderam e revolucionaram o mundo, seja para torná-lo mais seguro, ou mais divertido com os videogames, bem como, com produtos e serviços criativos e inovadores , tais como, os códigos de barras e os tablets .
Ian Wallis é jornalista, e neste livro, além de toda a pesquisa realizada e organizada, narra histórias fantásticas de como surgem as ideias, principalmente, quando se esquece de levar o abridor de latas de cerveja para um piquenique, e assim, em 1963 surge o anel para abrir, facilmente, as latas de bebidas e alimentos
A obra: WALLIS, Ian (org.). As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos. Tradução Bruno Casotti. Rio de Janeiro : Best Business, 2013. 380 p.