bar-brahma1

Andando pela cidade de São Paulo, é possível ver que alguns bares estão ganhando novas fachadas, financiadas, por acaso ou não, pelos patrocinadores da Copa de 2014. Tanto a Brahma quanto a Coca-cola estão investindo nesse tipo de marketing para reforçar sua imagem para os próximos eventos e driblar restrições como a Lei da Cidade Limpa. Isso está acontecendo há pelo menos dois anos e em outras cidades, mas mais intensamente agora, um ano antes do primeiro grande evento.

Essa estratégia não é nova, Skol, Antarctica e Brahma sempre padronizaram a sinalização dos bares. Mas havia tempo que não se via uma campanha como essa. No caso da Brahma, a Ambev financia a reforma da fachada e não apenas a testeira do bar. O programa iniciado em 2011 e batizado de “Nosso Bar” é destinado aos bares menores e incentiva os microempresários do ramo. É um tipo de franquia destinada à classe C, onde a Ambev fornece um pacote com geladeiras, mobiliário e fachada.

A fachada tem uma padronização e elementos visuais interessantes, o bar ganha um selo em forma de tampa de garrafa com o nome “Nosso Bar”. Em alguns casos, azulejos brancos e vermelhos são instalados dando charme aos estabelecimentos. Mas essa padronização parece durar pouco, os estabelecimentos logo colocam banners e placas de promoções e estragam o conceito visual.

No caso da Coca, a intervenção é menor, os bares tem uma placa pequena vermelha com a famosa “onda” branca do logo da empresa, deixando claro quem patrocinou aquele bar.

É interessante reparar como a paisagem urbana vai se alterando até os tão esperados eventos.

 

No link a seguir, é possível conferir o antes e depois dos bares patrocinados pela ambev: http://www.ambev.com.br/pt-br/bares-e-restaurantes/reformas-de-bares-e-restaurantes/reformas-de-bares-e-restaurantes

E mais sobre o programa Nosso bar: http://www.ciadosbotecos.com/2012/02/nosso-bar.html

 

Compartilhe!
error0
Author

Cofundadora e Gestora Executiva de Comunicação no InfoBranding Arquiteta e Designer com experiência em Comunicação Corporativa, desenvolve projetos e campanhas de apoio à vendas, eventos apresentações e faz gestão de atendimento. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e pós-graduada em Gestão de Marcas e Branding pela BSP. Cofundadora e colunista do InfoBranding e co-autora do livro” Do boteco ao escritório: Práticas de gestão de marcas”. Tem foco em Tendências de Consumo, Design e Inovação. Suas palavras-chaves são: organização, criatividade e praticidade.

1 Comment

  1. Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo muito obrigada!

    Vou compartilhar com meus amigos!

Write A Comment