fbpx

Branding: alavancando negócios

Muito se fala sobre marcas e seu papel para negócios e consumidores, especialmente no que tange à construção de relacionamentos duráveis pautados no compartilhamento de valores comuns, trazendo satisfação de um lado (consumidores) e vantagens competitivas do outro (negócios). Mas como nascem e se desenvolvem essas marcas até a consolidação das relações e da fidelidade?

Com base na prerrogativa de marca e negócio sendo uma entidade única e indissociável, meu artigo busca abordar branding como uma estratégia global do negócio, não sendo restringida ou mal interpretada como algo ligado somente à comunicação a ser externada, e sim como algo que sustenta o negócio em seus diversos âmbitos.

 

A marca confere personalidade, representando não apenas uma forma do negócio ser reconhecido em meio ao mercado, mas também proporcionando a ele uma linha de ação a ser seguida na sua própria estruturação. Possibilitando a coordenação dos diferentes departamentos e direcionando forças para a conquista de um objetivo comum: o seu propósito.  

 

Neste sentido, a marca funciona como um forte elo entre pessoas, processos e estratégia, unindo-os de forma perene e possibilitando a consolidação do valor organizacional, reconhecido interna e externamente, sobre o qual são pautadas as relações com pessoas e outros negócios e a partir do qual se sustenta a vantagem competitiva.

Portanto, busca-se demonstrar, por meio da relação de conceitos, experiências e estudos de caso, como a marca influencia a estruturação, desenvolvimento e consolidação de um negócio, de forma a alinhar suas ações e determinar seus passos rumo à excelência.

Se você se interessou por esse assunto, não deixe de acompanhar a apresentação desse e outros artigos do InfoBranding  no II Congresso Internacional de Branding em Lajeado/RS, nos dia 1, 2 e 3 de outubro.  Para mais informações, clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *