Teve início, no dia 28 de setembro de 2017, o IV Congresso Internacional de Branding, na cidade de Leiria – Portugal. Na cerimônia de abertura a presidente do Observatório de Marcas, Elizete de Azevedo Kreutz destacou a importância do evento, uma vez que o mesmo permite o compartilhamento das experiências dos profissionais da área, através das discussões que enriquecem e alavancam os avanços neste segmento. Ao seu lado estavam o vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa; o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Pedro Martinho; e a coordenadora do Comitê de Organização, Carminda Silvestre.
Após a abertura, a professora da PUC (Rio de janeiro), Maria do Carmo Leite Oliveira palestrou sobre o tema Marca: a (des) construção da credibilidade, disponibilizando insights para discussões a respeito da importância da Identidade da Marca.
A palestra do professor Fernando Olivares abriu a programação do segundo dia, com o tema Marcas e Bem (ou mal) Comum, a qual trouxe luz à temática do posicionamento das Marcas em relação ao Bem Comum; ou seja, como as marcas administrarão seus relacionamentos com os clientes num cenário que desafia, cada dia mais, a transparência, ética e, principalmente, a verdade na entrega dos propósitos das mesmas.
Uma inovação no congresso foi a utilização da ferramenta de videoconferência que possibilitou a participação de muitos pesquisadores, dentre eles Denise Cavalcanti e Gabriel Meneses do InfoBranding, que apresentou o estudo intitulado de “Endobranding a construção do engajamento da marca começa de dentro”, que aborda o papel estratégico do endobranding e do público interno.
O ponto alto da manhã, deste segundo dia, foi a vídeo conferência com o presidente da Troiano Branding, Jaime Troiano. Abordando o tema Branding e a Contribuição da Neurociência, Troiano discorreu sobre a metodologia ZMET, que visa disponibilizar informações para compreender como o consumidor elabora sua experiências para, então, transformá-las em ações estratégicas. Iniciando os trabalhos da tarde o professor Francisco Providência discorreu sobre a temática Imaginar os Lugares.
O congresso, que terminou no sábado, dia 30 de setembro, além de ter proporcionado avanços significativos para o Branding e seus profissionais, através dos debates, deixa uma mensagem muito enfática aos participantes: neste momento de total disrupção, em todas as áreas, a responsabilidade dos gestores de marcas é fazer com que as pessoas e empresas sejam mais responsáveis. A inteligência coletiva, hoje, é maior que a inteligência corporativa; ou seja, o controle está fora das corporações através de consumidores totalmente conscientes. Para posicionarem-se, as marcas precisam de um propósito, sendo uma exigência que este reflita a cultura organizacional; pois somente com DNA validado é que as marcas estabelecerão relacionamento fidelizado com os seus targets.
Os demais trabalhos que integram a programação do evento nos três dias podem ser acessados através do link http://ivcibranding.ipleiria.pt/pt/programa-2/. E abaixo seguem algumas imagens do evento.
João Hilgert: Founder and Director na Consultoria Joao Hilgert Branding Conexões. EndobrandingEspecialist. joaohilgert.com.br