Branding digital, também conhecido como Digital Branding, diz respeito à gestão da marca no ambiente online, enquanto Branding é o nome usado globalmente para definir o relacionamento entre marcas e consumidores nos ambientes online e offline.

Em um mundo cada vez mais conectado, as marcas precisam se reinventar para se tornar relevantes diante de consumidores tão exigentes. Acompanhar as dinâmicas do mercado é acompanhar a evolução da sociedade e estar presente na vida das pessoas, significa estar aonde elas estão.

A contemporaneidade pode ser definida como a era da conectividade e, cada vez mais, vemos os consumidores alternando os ambientes off e online.

A criação e popularização da internet é provavelmente uma das maiores revoluções na história da humanidade. A forma como nos comunicamos, nos comportamos e trabalhamos foi totalmente transformada após a chegada dessas tecnologias.

Grande parte de nossos ambientes de trabalho tornaram-se digitalmente dependentes, assim como nós, que checamos as notificações de nossas redes sociais a cada minuto. Podemos até dizer que, nos dias de hoje, estar socialmente incluso sem estar conectado digitalmente é quase impossível.

Todos nós, inevitavelmente, estamos cercados por marcas.

A internet transformou o comportamento do consumidor diante das diversas marcas presentes no mercado, já que o cliente se tornou mais crítico e mais informado. Hoje, é possível pesquisar, comparar, ver críticas e avaliações sobre marcas e produtos com um simples clique. É o consumidor com muito mais poder de escolha e decisão.

É importante entender como o branding digital pode agregar valor à marca da sua empresa para que ela esteja sempre presente no pensamento do consumidor, saindo na frente da concorrência.

Afinal, o que é Branding Digital?

Nada mais é do que a gestão de uma marca na internet. Com a internet e as ferramentas digitais, a ação de comprar um produto ganhou várias opções. Se antes um comprador tinha que ir de loja em loja para encontrar e comparar os produtos, hoje ele consegue fazer isso por meio do seu celular, na palma da sua mão.

Isso é bom tanto para os consumidores quanto para os empreendedores, que passaram a oferecer seus produtos para um público bem maior. No entanto, com a quebra das barreiras físicas, o mercado se tornou mais competitivo e a necessidade de se diferenciar cresceu. E é nesse ponto que aparece o conceito de branding digital!

O branding se refere à construção de uma marca frente à percepção do cliente. E no caso do digital, é a gestão de uma marca na internet, desde a criação, manutenção e posicionamento da sua identidade no ambiente online.

O branding digital fortalece a gestão dos negócios para agregar valor à marca e aumenta a fidelização do cliente. É um trabalho que leva tempo e muita dedicação, mas fundamental nos dias atuais para o sucesso do negócio, abrangendo diversos processos, sejam eles de pesquisa, lançamento de novos produtos, reposicionamento ou conversão de possíveis clientes em consumidores. A comunicação da empresa com o cliente é uma das formas de apresentar seu posicionamento e seus valores.

Não há uma receita pronta para o sucesso. O objetivo principal do branding é fazer com que a marca seja referência em seu segmento, destacando-se da concorrência. Além disso, um branding fortalecido atrai clientes em potencial, transformando-os em consumidores fidelizados e aumentando o lucro do seu negócio.

Case de sucesso Magalu

Atualmente o consumidor conhece o produto na loja física, compra no aplicativo, recebe em casa e interage com a loja pelas redes sociais, e esse relacionamento é natural para ele. Então o grande desafio das marcas atuais é entregar essa experiência para o seu consumidor – processo também conhecido como Omnichanel.

Omnichannel é uma estratégia de mercado relacionada à integração. A ideia é integrar todos os canais de uma marca que, trabalhando de maneira uniforme, proporcionam uma experiência de compra mais agradável ao cliente.

Esta estratégia é muito usada em lojas de varejo e entrega ao cliente uma experiência de compra em 360 graus, permitindo um engajamento maior nos canais da marca.

O Magalu criou uma estratégia omnichannel antes da palavra ser inventada, graças ao CEO Frederico Trajano, que foi um visionário e enxergou a grandeza do digital muito antes de outras empresas.

O que mais tem chamado a atenção do mercado é a maneira como eles conseguem integrar a tecnologia ao calor humano no negócio, mais definido pelo CEO como high tech, high touch.

A marca traz muitas novidades tecnológicas para o consumidor: um app que acompanha as entregas por meio do WhatsApp, sistemas em loja que permitiram reduzir a execução de uma compra de 45 minutos para dois minutos, entregas de pedidos feitas no mesmo dia ou em até 48 horas, entre outras coisas. Por outro lado, há muito calor humano nas interações que a marca estabelece com os clientes. A marca possui uma influenciadora digital, a Lu, que fala em primeira pessoa com eles nas redes sociais, no WhatsApp. Ela não é um robô, não tem voz de robô e não escreve como um robô. É uma amiga que traz pessoalidade para a relação digital, e isso permeia todas as ações digitais da marca.

Como coloca Frederico Trajano, o Magalu também abraça várias bandeiras relacionadas ao universo feminino e isso tem colocado a marca sob holofotes. A Lu fala sobre o combate à violência contra a mulher e o assédio. Também já se ausentou um dia das redes sociais para ir fazer um exame de mama e trazer à tona o câncer e a importância da prevenção, ou seja, o high tech e high touch juntos, passando a essência da marca.

Uma marca que se preocupa tanto com a percepção do cliente quanto com a sua imagem, tem maior facilidade de fidelizá-lo. É importante estar presente nas redes sociais e acompanhar o engajamento das pessoas com a organização e seus produtos.

Com o mercado online, a concorrência se acirrou bastante. A praticidade de compra aumentou as opções para o consumidor e para o mercado em geral. Portanto, é preciso investir na imagem da marca e diferenciá-la dos concorrentes, assim como tem feito com excelência a Magazine Luiza, com a Lu do Magalu.

Por meio de um trabalho diário, o branding digital faz com que a sua marca tenha mais confiabilidade e agregue valor aos olhos do seu público. E tudo isso se reflete no valor da marca!

Author

Write A Comment