No Facebook, Marca “deputado federal Ronaldo Nogueira” constrói balcão social.

Na campanha eleitoral de 2010, majoritária e proporcionais, o Twitter foi a rede social mais utilizada no corpo a corpo com os eleitores. Neste ano, o cenário eleitoral começa a se desenhar no Facebook, justificado por sua popularidade, caracteres ilimitados, opções diferenciadas de conteúdo, possibilidade de relacionamento e interatividade espontânea. O Brasil possui 76 milhões de usuários na rede social e é o segundo país no mundo com acesso diário ao Facebook.
A gestão da Marca “deputado federal Ronaldo Nogueira” prioriza a criação e a fidelização de relacionamentos na Internet. Philip Kotler já nos dizia que a Internet é uma verdadeira oportunidade de reinventar as empresas, dada a sua base de criação de relacionamento, ou marketing customizado. Em sete meses de gestão, iniciados na segunda quinzena de novembro de 2013, o trabalho do Branding fez com que os amigos e seguidores passassem a conversar a respeito de suas experiências pessoais correlacionadas ao conteúdo da postagem dos dois perfis do Facebook e da fan page.

Houve uma inovação da relação “postagem X curtidas” para “informação + engajamento”, e do perfil, predominantemente religioso – uma vez que o parlamentar é membro da Assembleia de Deus –, para o desenvolvimento, também, do político.
Esta construção passou, simultaneamente, pela comunicação da Marca nas artes de datas comemorativas, de aniversário e de campanhas; adaptação da linguagem do deputado, exigida pelo Branding; administração dos posts pela +hmaisd; criação de campanhas para a divulgação dos trabalhos na Câmara dos Deputados – projetos de leis, ações e bandeiras, como o da regulamentação da profissão de detetive particular no Brasil. Esta, inclusive é uma particularidade identificada na análise. Apesar de o deputado já atuar em prol da reivindicação da categoria, foi no começo da Gestão Branding que se estabeleceu a relação de amizade no Facebook com o Conselho Nacional Pró Regulamentação da Profissão de Detetive Particular no Brasil. A partir daí, em um período de quatro meses, foi lançada a campanha pela aprovação da lei que garante o direito a esses profissionais, com adesão e conquistas de novos seguidores/amigos, além do apoio da presidência nacional do PTB – partido do parlamentar. No final de maio, a fan page da Entidade já estava indicando aos seus amigos para seguirem a página do deputado Ronaldo Nogueira, tamanha a percepção que a gestão da Marca propiciou na visibilidade do seu trabalho.

Para o público religioso, visivelmente mais atuante, foram estabelecidas postagens diárias em homenagem aos 90 anos da assembleia de Deus no Rio Grande do Sul, destacando a sua história em diferentes regiões do Estado. Para fortalecer ainda mais o processo de gestão da Marca, foi criado um selo especial para a data. Até então, o relacionamento com este segmento limitava-se, apenas, na divulgação de celebrações religiosas e de reflexões bíblicas. O dado mais significativo constatado nesse processo
foi a transformação das mídias em legítimos “balcões sociais”, os quais ficaram oficializados. A ferramenta, visivelmente, ultrapassou sua função.

Uma vez constatada a aceitação do “produto” nos principais targets, com a profissionalização da Marca, criou-se o cenário favorável para a expansão das estratégias. A confiança do parlamentar no processo foi atestada ao delegar para a +hmaisd, além da gestão da Marca, a coordenação editorial do seu primeiro livro. As principais publicações pós-lançamento do livro – ocorrido nas datas 30 e 31 de maio de 2014, em Porto Alegre e Carazinho, respectivamente – foram as postagens com maior repercussão nos meses da consultoria. Cabe salientar que esta ação de Marca obteve os resultados previstos e, como consequência, ampliou, significativamente, os limites do território geográfico da Marca rumo ao top of mind.

Gestão de marca “Deputado Federal Ronaldo Nogueira” feita pela +hmaisd

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A +hmaisd ateliê branding design iniciou o projeto pioneiro de Branding na Política em maio de 2013.

 

Joao HilgertJoão Carlos Hilgert do Amarante

Branding & Endobranding Especialist, sócio-fundador (+Branding) da H+D Ateliê Branding Design, autor do projeto de Branding “Pioneirismo da Gestão Corporativa na Política”. Apaixonado por gestão de pessoas e movido a desafios.

 

Daniela1Daniela da Silva Cenci

Coordenadora (+Rede) da Comunicação Social da H+D Ateliê Branding Design, jornalista com estilo de construção de texto pragmático, criativo e, principalmente, objetivo. Sólida experiência no Jornalismo Político.

 

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