Mais uma vez o InfoBranding atraiu profissionais, estudantes, docentes e curiosos à outro “Diálogo InfoBranding”. No dia 15 de abril de 2014, o 3º Diálogo abordou o tema “Marcas Brasileiras“, com palestras de grandes profissionais, apresentando seus cases e um estudo do ranking das marcas mais valiosas do país.
A abertura foi realizada por Gabriel Meneses, que deu um apanhado geral sobre o tema, mostrando que o Brasil não é apenas o país do futebol, mas também de grandes marcas, que embora não sendo globais, fazem grande diferença em território tupiniquim.
A primeira palestra foi de Ernesto Haberkorn, ele falou da evolução dos negócios de tecnologia da empresa, hoje conhecida como TOTVS. Como foi o processo de mudanças de marcas e de propósitos. Mas, não foi somente sobre marcas que Ernesto falou, ele nos presenteou com reflexões sobre empreendedorismo, sobre a importância de se arriscar e buscar novas oportunidades na vida. Fomos premiados também com o livro “Dicas de como chegar lá”, que tem como objetivo motivar jovens e profissionais a entenderem que é possível conquistar um carreira bem-sucedida praticando os princípios de qualidade de vida.
Outra importante contribuição foi de David Oliveira da Superbom. Compartilhou uma história de sucesso de uma marca brasileira, que iniciou para atender uma necessidade interna de pessoas da Igreja Adventista, que é a proprietária da empresa, em oferecer produtos mais saudáveis e de qualidade e assim ampliou o negócio para toda a sociedade. Atenção aos movimentos de mercado, entender o que o consumidor deseja, foram os primeiros passos, segundo David, para mudança de postura da Superbom, que de uma empresa com produtos premium, no entanto tímida, para uma grande empresa, que assume seu posicionamento no mercado de alimentos vegano, com parcerias fortes e que vem buscando reconhecimento dentro do mercado alimentício e, claro, valorizando a marca corporativa.
A palestra, um conto e com Roberto Maia não seria diferente. Ele apresentou a história da 89 fm, “A Rádio Rock”. Falou sobre o retorno da antiga filosofia da rádio e as inovações realizadas pela dupla Maia e Tatola. Mas do que a volta da tradicional marca, foi o resgate de uma ideia, de um propósito, de um público que se tornou órfão de uma marca que representava tão bem o movimento jovem e rock ‘n’ roll.
Após estes cases tão interessantes, tivemos para encerrar a sessão de palestras, André Matias, da Interbrand São Paulo. Ele apresentou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil, os critérios e metodologias para estar no ranking, mas ele foi além da apresentação dessa apresentação. Buscou contextualizar o mercado, apresentou conceitos de branding e ainda a importância da gestão da marca, que ela está relacionada à questões internas e externas.
Logo em seguida iniciamos o diálogo, contamos com a grande participação do público na discussão e interação sobre o branding no mercado brasileiro e o comportamento das marcas “brazucas” no cenário nacional e internacional.
O 3º Diálogo teve como mestre de cerimônias a Denise Cavalcanti, grandes patrocinadores, Agarre.com, Gráfica Colorprint, Superbom, Fangroup, Agência Mitrah e TI Educacional e o apoio da Business School São Paulo. A repercussão do evento foi boa entre o público, com uma rica participação nas redes sociais, além de ter sido o evento comemorativo de 1 ano do portal InfoBranding.
Em breve teremos o 4º Diálogo InfoBranding, fiquem ligados, contamos com você!
Nós somos o InfoBranding, um portal de marcas, ideias e afins.
por Denise Cavalcanti e Felipe Versati.