Compra Agora cria marca empregadora para reforçar cultura e atrair talentos

“Apaixonados pelo varejo. Pioneiros no mercado. Disruptivos no formato. Um lugar inovador como você. Pronto para compartilhar prosperidade”.

Este é o novo posicionamento da marca empregadora Compra Agora. O marketplace B2B, focado no pequeno e médio varejista brasileiro, nasceu da Unilever e vem se consolidando como importante player parceiro do varejo de vizinhança. Com cerca de 400 mil pontos de venda e mais de 50 indústrias cadastrados, o Compra, como é chamado pelos próprios colaboradores, faturou R$ 4,8 bilhões, em 2022, um aumento de 28% sobre 2021.

“Somos reconhecidos pelos excelentes resultados, e nós os alcançamos sem negociar nossos valores”, reforça Carolina Mazziero, head de RH para América Latina do Compra Agora. Com o intuito de fortalecer a exposição da sua cultura focada em pessoas e em relacionamento, o Compra decidiu investir na marca empregadora. O objetivo é que esse posicionamento reforce os valores da organização e atraia a atenção de talentos que estão em busca de um ambiente no qual possam atuar com liberdade e protagonismo, assumindo a autoria de cada atividade e decisão. “No Compra Agora, autonomia e responsabilidade andam juntas, assim como a ética e a gestão estratégica do negócio”, explica a executiva.

Segundo Thays Aldrighe, idealizadora da Tecere, agência que desenvolveu o projeto, a proposta foi garantir uma unidade de comunicação que é valorizada pelos consumidores, parceiros e, principalmente, colaboradores e candidatos, para que avaliem o quanto se identificam com o perfil da empresa e, ao mesmo tempo, percebam a potência do Compra Agora no mercado nacional. “O desafio foi transformar toda a essência da cultura organizacional do Compra Agora em um discurso que traduzisse a seriedade e o rigor do trabalho que a empresa vem fazendo, bem como o ambiente amigável, acolhedor e inclusivo que já está estabelecido no negócio”, constata. 

​​No caso da identidade visual, o ponto de partida foi a identidade da própria marca do Compra Agora, priorizando o uso do ícone da sacolinha com imagens de pessoas diversas, autênticas e sempre em movimento, como sugere o ritmo da organização. “O alto grau de envolvimento dos colaboradores do Compra nas questões do negócio nos permitiu conduzir o projeto numa cocriação entre a equipe da Tecere e os times de RH e Marketing do cliente”, relata Thays. 

A construção do employer branding foi guiada, justamente, por valores do Compra, como: ninguém solta a mão de ninguém; espírito de eterno aprendiz; confiantes sempre, acomodados nunca; autonomia com responsabilidade; e liberdade para ser quem se é. “Esses elementos seguramente traduzem o nosso dia a dia e falam explicitamente de como somos. E é essa a fortaleza da nossa marca”, explica  Carolina. 

E completa: “estamos seguros de que com o trabalho de fortalecimento desta marca teremos como consequência o Compra Agora ‘brilhando’ e ganhando também visibilidade junto a candidatos e parceiros de negócio”.


Sobre as marcas:

Compra Agora: Nascido de uma das maiores corporações de bens de consumo do mundo, a Unilever, Compra Agora é um ecossistema sólido e robusto que busca fortalecer a relação entre a indústria e o varejo de vizinhança para o seu cliente. Muito mais do que uma loja online, o Compra Agora oferece diversos serviços, benefícios e conteúdos com muitas vantagens para o varejista alavancar o seu negócio, prosperar no novo cenário digital e nas grandes redes. Apoiados na tecnologia, o Compra oferece desenvolvimento, inovação, serviços de dados, impulso à digitalização e o olhar para o futuro.

TECERE: Somos uma agência de comunicação corporativa e gestão de marcas que adota o modelo de trabalho em rede. Temos a inteligência para diagnosticar e planejar como uma consultoria e a eficiência e capacidade de entregar como uma agência tradicional. Reunimos saberes de profissionais seniores que decidiram colocar suas carreiras na rota da cocriação e da colaboração, em um ambiente de trabalho inovador e acolhedor. Jornalistas, marqueteiros, publicitários, designers, fotógrafos, videomakers, desenvolvedores, facilitadores, professores, juntos formamos um time de mais de 20 profissionais altamente especialistas e dispostos a empreender conjuntamente nos projetos dos nossos clientes.