Em tempos de incertezas econômicas e políticas, a maioria das empresas tomam como primeira atitude suspender e reduzir os investimentos em marketing. Mas não é o marketing que alavanca as vendas e constrói suas marcas?

Quando pensamos em branding, o marketing constrói todo tipo de experiências que sua marca entrega para seus consumidores. Quanto mais convincente for esta experiência, mais rápido sua empresa construirá uma relação de lealdade com sua marca. É fato, a experiência tem o objetivo de construir na mente do consumidor a sua marca.

Temos que pensar tanto a totalidade, bem como a tonalidade da experiência.  O equilíbrio e a combinação certa destes fatores vão construir uma experiência única e motivadora para seus consumidores. Sem ambos, você não vai ter uma experiência única de marca e será apenas mais um produto no mercado.

 

Totalidade da Brand Experience

Podemos entender como totalidade a completude e a consistência do uso dos vários elementos de marketing. Ou seja, se a experiência criada pelo marketing não for completa e consistente, não será possível criar uma lealdade com sua marca por parte dos clientes. Esta consistência é extremamente importante para que seus consumidores saberem o que sua marca vai entregar e se a mesma suprirá suas necessidades.

 Por exemplo, se você é um agente de viagens especializado em organizar excursões para solteiros, você precisa ter certeza de que você tem uma experiência de marca total que diz respeito ao seu cliente específico. Ter um escritório com belas brochuras podem ser um bom começo, mas sem uma experiência on-line que apela para a natureza social do seu cliente, sua marca não será completa ou consistente com as necessidades de seus clientes. Você precisa da totalidade de sua experiência de marca para criar fidelidade à marca. Isto inclui se envolver com seus clientes através das várias maneiras que eles vivem suas vidas.

 

Tonalidade da Brand Experience

Tonalidade é sobre o espírito da experiência. Ele também deve estar em consonância com a forma como você definiu a sua marca e com o que você sabe sobre o que seus clientes querem. Se a tonalidade está em desacordo com o seu marketing, você não será capaz de fazer uma conexão emocional com seus consumidores. Outros podem se referir a ele como personalidade, propósito ou voz da marca. Eu prefiro chamar de tonalidade. Independentemente disso, o “tom” da sua marca deve ser uma decisão consciente de sua parte.

 Por exemplo, um restaurante pode ter o site mais acolhedor, excelentes opiniões nas redes sociais e um ambiente extremamente moderno, mas se a hostess te fizer esperar 35 minutos por uma mesa e seus funcionários forem antipáticos ao longo da experiência, a tonalidade geral da experiência será manchada. Você precisa fazer de tudo para ser consistente para que seus clientes se sintam bem sobre o seu envolvimento com a sua marca.

 Por fim, para criar uma experiência de marca eficaz, você precisa da totalidade e da tonalidade trabalhando juntos para dar um quadro completo do que sua marca pode oferecer. Ambos os elementos precisam ser consistentes com cada interação. Assim que um dos elementos do seu marketing sai fora de sintonia com o resto, você coloca a marca em perigo com os seus clientes.

Pare e pense: qual é a sua experiência de marca?

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