Dia das Mães: dados essenciais em um infográfico completo para a sua estratégia de marca

Estudo traça diagnóstico dos últimos anos para ajudar o mercado na análise de comportamento e estratégias de venda para 2023

Com avanço da cultura data-driven, as empresas passaram a adotar importantes ferramentas para diagnosticar o perfil de consumidores, tendências de compra e criar estratégias de vendas. Pensando em oferecer subsídios sobre uma das comemorações mais visadas do anoa Gauge, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta um estudo sobre o comportamento de consumo, nos últimos dois anos, relacionado ao Dia das Mães, importante data para o comércio brasileiro.

No período 2021-2022, observa-se que marcas como Magazine LuizaAmazon e Mercado Livre foram escolhidas pelos clientes em razão de benefícios como descontos e tempo de entrega. Outro fator que teve destaque foi a diversificação na forma de pagamentos e a possibilidade de programas de cashback e fidelidade. Entre os presentes, os itens de perfumaria e eletrônicos têm a preferência da maioria dos consumidores.

“Por meio dos dados digitais, conseguimos ter bons conhecimentos do consumidor e conseguir antecipar tendências de comportamento, e de forma totalmente espontânea. Desenvolvemos o Trend Index com o olhar de como usar o que as pessoas falam e buscam no digital para ter maior assertividade nas estratégias. Já usamos, por exemplo, para identificar melhores roupas para estarem na vitrine de lojas, para definir conteúdos para blog, para definir posts e temas de campanhas, e até mesmo para ajudar em revisão de ementa de curso”, comenta Amanda Gasperini, diretora de Analytics, Growth & Martech da Gauge, consultoria digital do Grupo Stefanini focada em experiência e growth.

Para Luiz Felipe Rodriguez, CEO na Gauge, o Trend Index produz um score que oferece visibilidade da relevância dos movimentos de mercado, para que seja possível priorizar o que mais importa.” Num mundo tão instável, olhar para frente e entender tendências de consumo e comportamento são a base para construir vantagem competitiva”, complementa.

Seguem os principais insights identificados pelo Trend Index: