Dica de Leitura- Branding + Design: a estratégia na criação de identidades de marca

22438_detalheO livro Branding + Design: a estratégia na criação de identidades de marca está organizado em duas partes:

A primeira é composta pela exposição de definições e contextos inerentes aos universos do design, das marcas e do branding. Ainda na primeira parte, os profissionais entrevistados discorrem sobre a inclusão do branding na criação dos sistemas de identidade visual. Esse “olhar do mercado” não apenas embasa o livro como também amplia a percepção de estudantes e profissionais de design gráfico a respeito do campo em que atuam no mercado.

A segunda parte consiste na apresentação dos quatros casos citados e na comparação destes. Um grande quadro-resumo sintetiza os resultados, facilitando a consulta e o entendimento do leitor.

As considerações conclusivas, ao refletir sobre as principais mudanças ocorridas nos escritórios de design com a introdução do branding no escopo do projeto de construção de marca, abordam as competências profissionais que os designers devem possuir para atender às novas demandas.

Como afirma Gilberto Strunk “Este livro registra a evolução dos processos de identidade visual das marcas até os de branding, vivenciados por alguns dos principais escritórios de design brasileiros. É uma leitura indispensável para todos que trabalham com marcas ou se interessam pelo assunto”.

 


 

AAEAAQAAAAAAAAfqAAAAJGRiYzdiMDg1LTk2MGEtNDYzMy05MWRjLTgwNzBjMTkzNzM0OASandra Ribeiro Cameira é mestre em design e arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU_USP) e bacharel em comunicação visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2002, leciona em cursos de graduação em design e publicidade e, mais recentemente, de pós-graduação em branding. Trabalhou como designer e diretora de arte em diversas agências no Rio de Janeiro e em São Paulo. Desde de 2001, é sócia do escritório Id Design Planejamento e Projeto Gráfico, onde atua, principalmente, com projetos de construção de marca e comunicação institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *