“Hair Love”, indicado ao Oscar 2020 na categoria Melhor Curta-metragem de Animação, conta a história de um pai aprendendo a arrumar o cabelo afro da filha.

O curta-metragem de animação Love Hair, patrocinado por Dove, uma marca Unilever, conquistou o público e a crítica. Idealizado e dirigido por Matthew A. Cherry, o curta conta a história de um pai que precisa aprender a cuidar do cabelo crespo da filha em um dia especial, transmitindo uma mensagem de aceitação, autoconfiança e amor.

A missão da Dove é inspirar as mulheres em toda parte a estabelecer um relacionamento positivo com sua aparência e alcançar seu potencial pessoal de beleza.

Love Hair estreou nos cinemas em agosto de 2019 e desde dezembro passado está disponível no YouTube.

“Partimos nessa jornada para contar a história de um jovem pai negro que, por amor a sua filha, entra num território totalmente desconhecido que é o de arrumar o cabelo dela pela primeira vez. É uma história muito pessoal porque enfrenta os estereótipos sociais negativos em torno dos cabelos crespos e normaliza a representação de uma família negra amorosa que conhecemos tão bem, mas que ainda temos visto muito pouco na mídia”, explicou Cherry na ocasião. Love Hair começou a ser produzido em 2017 e, para viabilizá-lo, fez uma campanha no Kickstarter – o maior site de financiamento coletivo do mundo.

Foi nesta ocasião que Dove tomou conhecimento do projeto e não pensou duas vezes para apoiá-lo por estar totalmente alinhado ao propósito global da marca de celebrar a beleza de todos os tipos de cabelo, além de promover a conscientização e tornar ilegal a discriminação contra o cabelo afro nos Estados Unidos por intermédio da Lei CROWN*, já aprovada na Califórnia, Nova York e Nova Jersey. “Dove realmente apoiou nosso curta desde o começo e tem sido uma parceira incrível. Também estou vendo o trabalho que estão fazendo em torno da Lei CROWN para normalizar nossos cabelos, transmitindo uma grande mensagem junto com o filme”, celebra Cherry.


* CROWN – Creating a Respectful and Open World for Natural Hair

Lei CROWN e a Aliança CROWN: Desde o primeiro dia de 2020, a discriminação contra cabelos afro é crime da California. O estado foi o primeiro a promulgar a Lei CROWN, que proíbe que empregadores e estabelecimentos de ensino imponham normas relativas à aparência dos cabelos e restrinjam o uso de estilos naturais e penteados como dreadlocks e black power.

A iniciativa contou com o apoio da CROWN Coalition, fundada por Dove em parceria com as entidades National Urban League, Color of Change e Western Center o Law and Poverty. A Aliança também deu suporte para que a lei fosse aprovada em Nova York e Nova Jersey, além de estar sendo debatida em outros 22 estados norte-americanos.

Matthew A. Cherry: tornou-se conhecido nos Estados Unidos como jogador da NFL, a Liga Profissional de Futebol Americano. Foi depois de se aposentar dos campos, em 2007, resolveu se mudar para Los Angeles e investir numa nova carreira no audiovisual. Ele começou como assistente de produção de comerciais e no ano seguinte assinou seu primeiro trabalho como diretor: um videoclipe do artista de R&B, Terry Dexter. Em 2012, Cherry escreveu e dirigiu seu primeiro filme, The Last Fall, que recebeu o prêmio de melhor roteiro do American Black Film Festival. Seu nome também aparece nos créditos de Infiltrado na Klan, como um dos produtores executivos do filme de Spike Lee.


Sobre as marcas:

DOVE

iniciou suas atividades em 1957 nos EUA, com o lançamento do Sabonete de Beleza (Beauty Bar), com sua combinação de limpeza suave e ¼ de creme hidratante. A tradição da Dove está centrada na hidratação – provas e não promessas alçaram a Dove de um Sabonete de Beleza para uma das mais amadas marcas de beleza.

As mulheres sempre têm sido nossa inspiração e desde o início, temos sido totalmente comprometidos em oferecer cuidado superior para todas as mulheres e em defender a beleza real em nossas propagandas. A Dove acredita que a beleza é para todos e todas. E que a beleza deve ser uma fonte de confiança e não de ansiedade. A missão da Dove é inspirar as mulheres em toda parte a estabelecer um relacionamento positivo com sua aparência e alcançar seu potencial pessoal de beleza.

Por 60 anos, a Dove tem o compromisso de expandir a limitada definição de beleza através do seu trabalho. Com o ‘Compromisso da Dove pela Beleza Real,’ a Dove se compromete a:

  1. Retratar as mulheres com honestidade, diversidade e respeito. Nós exibimos mulheres de diferentes idades, tamanhos, etnias, cores de cabelo, tipos e estilos.
  2. Retratar as mulheres como elas são na vida real, com zero distorção digital e com todas as imagens aprovadas pelas mulheres que as protagonizam.
  3. Ajudar pessoas jovens a construir segurança corporal e autoestima por meio do Projeto Dove pela Autoestima, o maior provedor de formação em autoestima do mundo.
UNILEVER

Uma das líderes mundiais na comercialização de produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 155 mil funcionários e alcançou € 51 bilhões em vendas em 2018. Mais da metade (60%) de seus negócios estão em mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, presentes nos lares de todo o mundo, e está no Brasil há 90 anos.

O plano de sustentabilidade da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia e determina os seguintes compromissos:

  • Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020;
  • Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030;
  • Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.
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