20130922_191900 (2) 20130922_191921Seguindo exemplos de outras empresas e marcas, e principalmente atendendo uma exigência do mercado de estar presente onde o consumidor está, de maneira prática, a Johnson&Johnson está disponibilizando máquinas de autoatendimento (vending machines) em locais estratégicos, com acesso a todos o públicos, como o metrô (foto tirada no Metrô Consolação – Linha Verde – SP). Creio que as empresas de refrigerantes, como a Coca-Cola, foram as pioneiras neste tipo de venda, sendo seguidas por outras empresas ligadas a produtos de alimentação como salgadinhos, doces, chocolates. O que se percebe é que hoje este tipo de abordagem está se tornando muito comum, a praticidade e a economia do tempo para se fazer compras de itens considerados importantes, como, por exemplo, para atender uma necessidade imediata como uma garrafa de água ou uma fome repentina com uma barra de cereal ou salgadinho, e ainda para aguardar o metrô, pode-se comprar o um livro de R$5,00 e preencho o meu tempo de espera lendo algum clássico da literatura.

Com isso as marcas estão expostas e “conversando” com o consumidor – “Estou aqui, hein!” – e ainda os espaços para esta exposição cada vez mais amplos e acessíveis ao cliente, seja nos smartphones, nas revistas, no transporte público ou dentre outros. E mais, elas encontraram mais um espaço para expressar seu propósito e missão, no caso da Johnson&Johnson, é clara a sua mensagem – Carinho inspira carinho – envolvendo o consumidor à sua proposta, e quem sabe, enviando uma mensagem de tolerância no metrô.

 

 

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Cofundadora e Gestora Executiva de Cursos e Eventos do InfoBranding Cofundadora e Gestora Executiva de Cursos e Eventos do InfoBranding. Administradora formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Gestão de Marcas e Branding pela BSP Business School São Paulo, Gestão de Organizações do 3º setor, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e EaD Elaboração de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou em Consultoria de Marketing e Educação, com desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre cultura e identidade organizacional, governança corporativa e estudos de mercado. Atua como professora orientadora de Projetos Finais na BSP Business School São Paulo, professora de Pós-graduação do Centro Educacional Belas Artes e Docente de Ensino Superior dos cursos de Negócios na Faculdade das Américas – FAM.

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