fbpx

Feed management: como anda o fluxo de dados do seu e-commerce?

Explicar o conceito de feed management não é simples. Trata-se de um conjunto de técnicas e tecnologias que ajudam as empresas que possuem canais de e-commerces a ter uma menor quebra de consistência das informações dos produtos (tamanho, preço, cor, disponibilidade) entregues nas redes sociais e aos buscadores. Trocando em miúdos, é o gerenciamento do seu catálogo e da consistência do mesmo com as informações que estão disponíveis para publicidade.

Adicionar camadas de inteligência artificial e tecnologia dentro desse processo é crucial para melhorar a performance de vendas e das suas campanhas de marketing. Isso porque quanto mais você torna a estratégia responsiva às questões de mercado e ajusta, por exemplo, preço e disponibilidade conforme percebe os movimentos da concorrência e do consumidor, mais probabilidade de sucesso você terá.

Aqui, o essencial é otimizar o investimento de mídia e melhorar, por meio de tecnologia e monitoramento, o fluxo de dados do seu catálogo para as redes sociais. Por que mais do que investir em escala, é preciso gerenciar a experiência e a jornada do consumidor.

Uma das empresas do grupo Labelium, a Feed Manager, atua exatamente como “agência de feed management“. Por meio de programas estratégicos de inteligência de dados e otimização dos fluxos de produto para os canais como Google, Meta e TikTok, é possível aumentar a visibilidade dos produtos de forma exponencial, gerando mais exposição e, consequentemente, mais receita.

Um caso de estudo interessante é da varejista Sephora. Por meio da otimização do feed de produtos da marca no seu e-commerce foi possível aumentar o montante de impressões em 161%, reduzir o custo por clique em -21% e aumentar as vendas em 40%. E isso, com o mesmo nível de investimento.

O processo de feed management funciona como a execução de um trade digital: se no supermercado é crucial que o seu produto esteja visível para o consumidor, com o preço correto, embalagens conservadas, no digital, esse é processo é o mesmo, só que intangível. Gerenciar bem como o seu produto está exposto dentro dos canais de mídia é algo que faz toda a diferença.

Por Gustavo Franco:
Country Manager da Labelium Brasil