A era digital trouxe diversas tendências , entre elas o acesso a informação em qualquer hora. É só ter um smartphone, um netbook, um tablet e, pronto. Ligou e leu, rápido assim… Às vezes se lê a notícia completa – às vezes apenas trechos – às vezes tem que se “logar” e, ser assinante pagante ou basta um cadastro para saber quem você é (assim receberá algo pago ou gratuito – mas que com certeza não sabia que precisava).
Outra tendência trazida pela era digital é o de zerar custos. Alguém faz, alguém paga, e alguém usa – grátis. Pode ser informação, curso, livro , músicas, filmes , tudo free – produzido e entregue.
“O Grátis do século XXI é diferente do Grátis do século XX. O “grátis” se transformou no Grátis”.
Nesta obra, Chris Anderson faz demonstrações de como já utilizamos diversos itens grátis, tais como, sistemas operacionais, Google Docs, back-ups, blogs, Twitter e, até o acesso sem fio pode ser grátis – é só estar num café. “Aqui reside o paradoxo do Grátis: as pessoas estão ganhando muito dinheiro sem cobrar nada. No entanto, o Google é uma das empresas mais lucrativas dos Estados Unidos, e o café parece estar vendendo cappuccinos mais rapidamente do que consegue prepará-los.
Como isso aconteceu e para onde nos levará? Essa é a questão central deste livro.
Chris Anderson é físico, é editor-chefe da revista Wired e, autor da obra A cauda longa (2006) que aborda a demanda do consumidor, quando tudo está disponível em uma prateleira infinita.
A obra:
ANDERSON, Chris. Free/grátis o futuro dos preços. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro : Campus, 2009. 288 p.