fbpx

Gad apresenta nova marca de educação do Hospital das Clínicas

O cenário da educação em saúde no Brasil tem passando por transformações e ganhado destaque nos últimos anos, com novas instituições de ensino e uma demanda crescente por cursos de especialização e gestão no setor.

Nesse contexto, a Escola de Educação Permanente (EEP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está anunciando uma mudança estratégica em sua marca, um rebranding desenvolvido pela consultoria de marca e experiência GAD.

O projeto de reposicionamento da marca destaca uma proposta de valor baseada na credibilidade e na reputação da instituição e de seus profissionais, atributos consolidados ao longo dos anos.

DETALHES DO PROJETO DE REBRANDING HCX

  • Experiência de marca: A EEP HCFMUSP, que promove cursos técnicos, de pós-graduação e programas de capacitação médica e multiprofissional, passa a se chamar HCX e traduz o novo posicionamento da instituição, de oferecer a “Experiência HC”.
  • Atributos de marca: o projeto destaca os atributos do melhor hospital público do Brasil, segundo o ranking World’s Best Hospital 2023 da Revista Newsweek, como uma instituição transformadora, parceira e de referência.
  • Naming: o projeto incorpora o X à marca-mãe HC, fazendo referência à experiência HC e, também, à inovação. Segundo a consultoria, esta estratégia é adotada em diversos cases pelo mundo, de diversos segmentos, em marcas como Harvard Medical School (HMX); Armani Exchange (AX); ou Enel X, que buscam, assim, uma forma simples e sintética de se diferenciar da marca-mãe através de uma letra que potencializa e dá uma outra dimensão a um novo segmento ou negócio de atuação da empresa/marca.

“Na nova marca HCX, o ‘X’ garante um nome curto, sonoro e de fácil memorização, além de ser mais disruptivo para o mercado e menos literal. A letra X é usada por diversas submarcas como um ‘algo a mais’ junto à marca-mãe”, destaca Luciano Deos, CEO do Gad.

  • Identidade visual: a nova identidade e linguagem da marca HCX traduzem o novo posicionamento. Por se tratar de uma submarca, ela apresenta elementos derivados e novos elementos mais proprietários e expressivos. O logotipo HCX é composto pelo lettering “HC”, presente no logotipo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, pelo “X”, formado no encontro de duas setas. A seta em destaque, representa a essência impulsionadora, simbolizando o movimento e a conexão.
  • Cores: a nova identidade também apresenta uma paleta de cores própria, em tons de verde escuro, água e claro, que se alinham às cores já utilizadas pela Faculdade de Medicina da USP e pelo HC.
  • Logotipo: a marca ganhou paleta de cores própria, em tons de verde escuro, água e claro, que conversam com as cores já adotadas pela identidade visual da Faculdade de Medicina da USP e do HC. O X, quando isolado do logotipo, é um dos principais elementos gráficos do sistema de linguagem, onde podemos destacar a busca pelo equilíbrio entre uma identidade própria e a referência das marcas das quais o HCX deriva.


“O lançamento da nova imagem da Escola de Educação do HC é uma oportunidade para reposicionarmos e fortalecermos nossa instituição, promovendo uma mensagem coesa que ressoe com o mercado, alunos, professores e demais membros ligados ao complexo HC “, declara Rogério de Souza, diretor geral da EPP.

MAIS SOBRE A MARCA EPP

A Escola de Educação Permanente (EEP) se consolidou nos últimos anos como um centro de excelência em ensino na área da saúde. Seu portfólio atual inclui cursos técnicos, de atualização e aperfeiçoamento presenciais, cursos EAD, treinamentos com simulação realística e realidade virtual, preceptorias, oficinas práticas, estágios, consultorias, especializações e programas de MBA, totalizando mais de 350 cursos e atividades de ensino.

Seu desempenho foi impulsionado em 2020, no momento mais crítico da Covid-19 quando ciente de seu papel social, a EEP elaborou cursos e treinamentos gratuitos para ajudar profissionais de saúde no enfrentamento do novo coronavírus. Mais de 165 mil alunos foram qualificados desde o início da pandemia.

A EEP conta atualmente com mais de 70 cursos de especialização lato sensu, 60 cursos de especialização com bolsa e 10 programas de residência multiprofissional. Somente nas pós-graduações, são mais de 18 mil alunos nos últimos 14 anos. No ensino a distância, o crescimento da Escola segue no mesmo ritmo, tanto no número de profissionais qualificados, quanto na procura pelos mais de 150 cursos. Em 2023, 1,5 milhão de pessoas acessaram o site e os conteúdos da instituição. Ao todo, desde 2009, mais de 642 mil profissionais passaram pelos cursos, treinamentos e atividades de ensino da EEP.

SOBRE A CONSULTORIA GAD

“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há quatro décadas no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência.

Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.